Relatório de Gestão: convalidação dos incentivos e prorrogação do frete caução foram grandes conquistas do Sindiex

Publicado em 30/06/2022

O último ano foi de importantes conquistas para o comércio exterior capixaba e do Brasil, e também para o Sindiex. Uma das vitórias mais marcantes dos últimos quatro anos para as empresas que operam pelo Sistema Fundap foi a aprovação e manutenção da convalidação dos incentivos fiscais, que, no ano passado, ganhou uma Lei Complementar prorrogando sua validade até 2032.

Os incentivos fiscais garantem competitividade, ajudam a preservar empregos e contribuem diretamente para a manutenção das atividades das empresas ligadas ao comércio atacadista, setor portuário e aeroportuário – como é o caso de muitas associadas ao Sindiex.

Tanto a aprovação da convalidação, no final de 2017, como a prorrogação, em 2021, contaram com intenso trabalho do Sindiex, que se reuniu com representantes da bancada federal, do governo e defendeu a medida como uma importante ferramenta de competitividade para o Espírito Santo.

Frete caução

A prorrogação do prazo para utilização do montante caucionado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para pagamento do frete marítimo pelas empresas fundapeanas também é uma pauta frequente do Sindiex. Em 2021, a entidade conquistou um feito inédito após muita articulação com o governo estadual e apoio do deputado estadual Marcelo Santos: pela primeira vez, o uso da caução foi prorrogado por dois anos e está valendo até o dia 23 de junho de 2023.

Confira esse e outros assuntos em destaque no Relatório de Gestão do Sindiex clicando aqui.