Publicado em 05/04/2024

O Sindiex se reuniu nos últimos dias com o superintendente Guilherme Gomes de Souza, da Superintendência Federal de Agricultura (SFA-Mapa/ES), e com representantes da Delegacia Sindical no ES da Anffa Sindical, entidade representativa dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, para tratar sobre o impacto do movimento dos auditores agropecuários nas operações das nossas empresas associadas.

Atuando para promover o sucesso do negócio das empresas de comércio exterior, a defesa dos direitos dos associados e o fortalecimento do setor, o Sindiex ouviu as reivindicações e se colocou à disposição para ajudar na interlocução, levando a pauta à liderança da bancada federal capixaba.

O Comitê Técnico Sindiex Mapa/Anvisa, coordenado pelo diretor do Sindiex Luiz Henrique da Rocha Reis, tem acompanhado todos os desdobramentos do movimento desde o início, em 22 de janeiro. A mobilização nacional reivindica a reestruturação da carreira, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Os impactos financeiros e operacionais que os associados do Sindiex absorvem devido ao movimento foram discutidos. Pelos relatos dos associados, os prazos de deferimento das licenças de importação (LPCO), que costumavam demorar entre 5 a 7 dias para análise dos processos, estão demorando cerca de 25 dias, desde o início da mobilização.

"Esses entraves estão impactando diretamente nas operações, aumentando os custos de armazenagem e encarecendo o valor do produto final para o consumidor. Isso ocorre em paralelo ao momento em que o Porto de Vitória/Capuaba passa por problemas logísticos. Com isso, o reflexo da mobilização dos auditores agropecuários no Espirito Santo é muito mais intenso, gerando aumento dos custos operacionais e atrasos nas entregas das mercadorias”, explica Luiz Henrique da Rocha Reis, coordenador do comitê técnico e diretor do Sindiex.

Segundo a delegada sindical do ES, Sara Hoppe, o Porto de Vitória já contou com 16 Auditores Agropecuários no passado. Hoje, são apenas três.

"Tendo em vista que o Espírito Santo trabalha com cerca de 50% do volume de importação de vinhos do Brasil, o trabalho se tornou insustentável para apenas três pessoas. É uma logística muito grande e cansativa”, afirmou Sara Hoppe.

Segundo a Anffa Sindical, atualmente, o Brasil conta com 2,3 mil auditores agropecuários para auditar e fiscalizar portos, aeroportos, zonas de fronteira, plantas de frigoríficos, agroindústrias, campos de produção, a saúde e bem-estar animal, além de realizar análises fiscais em laboratórios e abrir mercados por meio das adidâncias agrícolas.

Cerca de 20% desse total de auditores está apto a se aposentar e a reposição de pessoal por meio de concursos públicos não tem caminhado para atender o volume do agronegócio brasileiro, segundo a entidade.

Caso alguma empresa associada ao Sindiex estiver encontrando dificuldades na liberação de cargas, pode buscar nossa assessoria jurídica. Estamos sempre à disposição dos nossos associados para superar entraves e promover melhorias no processo de importação e exportação. Sindiex atua em prol de associados frente ao movimento dos auditores agropecuários