Mulheres têm melhores salários no setor de Comex

Publicado em 06/03/2024

Março é o mês das mulheres, com destaque para as trabalhadoras e empreendedoras no comércio exterior. No dia 26 de fevereiro, o Brasil aderiu ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero. A assinatura ocorreu em Abu Dhabi, durante a 13ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), com a presença da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres.  

A adesão está alinhada a outras iniciativas com o objetivo de promover políticas comerciais que fortaleçam a participação de mulheres no comércio internacional. 
O tema "Mulheres no Comércio Internacional” constitui uma das prioridades da presidência brasileira do G20 para o Grupo de Trabalho sobre Comércio e Investimentos do agrupamento. 

O estudo pioneiro publicado pelo MDIC em 2023, "Mulheres no Comércio Exterior – uma análise para o Brasil”, aponta que as empresas que atuam no comércio exterior pagam, em média, salários mais altos na comparação com empresas que não atuam nas atividades de exportação e importação. 

O setor se apresenta como uma oportunidade para as mulheres receberem melhor remuneração. Há espaço para que as mulheres se beneficiem do comércio exterior, seja como trabalhadoras ou empreendedoras. 

O estudo mostra também que 2,6 milhões dos empregos nas empresas do setor no Brasil eram ocupados por mulheres, representando 32,5% dos empregos totais nessas firmas, e que apenas 14% das empresas exportadoras pertenciam, em sua maior parte, a mulheres.  

"Diante do diagnóstico, assumimos a responsabilidade de criar políticas públicas para reverter esse cenário”, afirmou a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. 


Elas exportam
As inscrições para a segunda edição do Elas Exportam, programa de mentorias que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, foram prorrogadas até dia 10 de março.  

O programa é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Acesse aqui o formulário de inscrição. 

A primeira edição, no ano passado, recebeu mais de 500 inscrições e culminou em 20 duplas de mentoria – reunindo, de um lado, empresárias experientes em comércio exterior, e, de outro, empresas lideradas por mulheres que pretendem começar a exportar.  

Na nova edição, serão 30 duplas, com foco nos setores em que as mulheres já estão mais presentes, como higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil. 

Os encontros das participantes ocorrerão ao longo do primeiro semestre de 2024 e terão o formato de mentorias individuais e sessões coletivas de oficinas e seminários. 

Todas as candidatas que cumprirem as condições de participação serão avaliadas de acordo com os critérios de seleção descritos no edital. A partir do ranqueamento, as equipes técnicas do MDIC e da ApexBrasil farão o cruzamento dos dados para definir as duplas. A comunicação do resultado da seleção será feita pelos e-mails informados no ato de inscrição. 

Para ser mentorada
As candidatas devem se enquadrar nas condições de participação do edital, tais como:  I) obrigatoriamente pertencer aos setores selecionados; II) ser proprietária, fundadora ou ocupar cargo de liderança em empresa que tenha produto ou serviço com potencial de exportação; III) ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo.

Para ser mentora
No caso das mentoras, elas devem ter experiência em comercio exterior, além de serem proprietárias, fundadoras ou ocuparem cargo de liderança em empresa, com CNPJ ativo e exportação de produtos ou serviços próprios. Empresas de consultoria não serão admitidas.

Para as mentoras, não há restrição para seleção de empreendedoras provenientes de outros setores. No entanto, aquelas que possuírem atuação ou experiência nos setores abarcados pelo programa receberão pontuação extra, conforme edital. Mulheres têm melhores salários no setor de Comex

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