Publicado em 21/02/2024

O Sindiex e demais instituições que compõem o Fórum das Entidades e Federações do ES (FEF) apresentaram os principais pleitos do setor produtivo capixaba ao secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

O chefe da Receita esteve no Espírito Santo, no último dia 7. A iniciativa teve como objetivo principal solicitar medidas que preservem a autonomia da Alfândega do Porto de Vitória e o reestabelecimento da equipe de alfandegamento na unidade local.

Também foi pedido que a Receita Federal estabeleça políticas, publique legislação permitindo a adesão das tradings companies (importações terceirizadas) ao programa OEA e aos benefícios do mesmo.

Outro ponto solicitado foi a reclassificação da nota da Alfândega de Vitória no regimento da Receita Federal. Ao publicar o último regimento interno, a Receita rebaixou a alfândega capixaba de A para B. As entidades defendem que a atual classificação da unidade (B) está incompatível aos serviços prestados aos contribuintes.

Um projeto de regionalização ou centralização de comandos e processos aduaneiros fora do Espírito Santo implicaria em iminente perda de autonomia, prejuízos fiscais e graves impactos, como a possível redução de empregos. Isso traz grande preocupação aos representantes capixabas ligados ao comércio exterior.

Barreirinhas prometeu manter uma equipe em Vitória para tocar os processos locais e afirmou que não deixará as questões sem respostas — o que é considerado um avanço.

O Sindiex trabalha para manter a interlocução, cobrar soluções das questões levantadas e participar ativamente do debate da regionalização dos processos da Receita Federal, principalmente no que diz respeito à Alfândega.

A unidade Alfândega do Porto de Vitória é responsável pelo controle de 22 recintos alfandegados, entre eles está a maior retroárea do Brasil, nos Portos Secos, em Cariacica.

O Espírito Santo tem grande relevância no comércio internacional brasileiro. Novos investimentos bilionários vão ampliar a operação portuária no litoral capixaba, a exemplo do Porto da Imetame, na primeira ZPE privada do país, em Aracruz. No Porto Central, situado ao litoral sul, a Petrobras planeja investir aproximadamente R$ 16 bilhões.

"Perder eficiência aduaneira não faz parte dos planos, definitivamente. Continuaremos somando forças à Fecomércio-ES, à Findes, à Faes, à Fetransportes e ao Espírito Santo em Ação, por meio do Fórum das Entidades e Federações do Espírito Santo, para obter as soluções necessárias para nosso melhor desenvolvimento”, afirma Sidemar Acosta, presidente do Sindiex.  Fórum das Entidades e Federações do ES apresenta pleitos ao chefe da Receita Federal