Sindiex fecha o 3º trimestre com realizações e avanços no setor

Publicado em 05/10/2023

De julho a setembro de 2023, a lista de realizações e projetos do Sindiex é extensa, reforçando o trabalho diário em benefício dos associados e em prol do fortalecimento do comércio exterior capixaba. No terceiro trimestre do ano, a entidade realizou e participou de 252 reuniões institucionais, sendo 14 com a Receita Federal/Alfândega, 14 com a Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz) e cinco com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Sedes), obtendo conquistas importantes nos principais pontos da agenda do setor.

Destaque para a realização do aniversário de 31 anos do Sindiex, com palestra do economista Ricardo Amorim, mais de 200 convidados entre empresários do comércio exterior, autoridades, representantes de entidades parceiras e demais personalidades que fazem parte da trajetória do Sindiex.

Entre as principais conquistas do período na entidade estão a prorrogação da vigência dos contratos de benefício do Invest-ES até 31 de dezembro de 2032; a prorrogação até 2027 do benefício de pagamento do frete internacional com a caução/Fundap; e a desoneração da cadeia do vinho no Estado, com a retirada do mecanismo de substituição tributária, ação conjunta Sincades e Fecomércio-ES.

Marcaram ainda o trimestre a participação do Sindiex como painelista ou moderador em eventos como a 2ª Conferência Internacional de Portos, o Evento IBEF - Reforma Tributária e o Exporta Mais Brasil - Apex/Peiex-Findes; a ampliação da participação da entidade em três conselhos socioeconômicos; reunião com a Câmara de Integração e Competitividade; presença no lançamento da agenda de trabalho da Frencomex em Brasília; além do acompanhamento da Reforma Tributária e articulação com deputados, senadores e governo do Estado.

O lançamento do selo Empresa Segura, dos Bombeiros do ES, com a divulgação do plano de prevenção e emergência para empresas de comércio exterior, também é um marco do período. Os associados puderam contar com oito treinamentos, 96 atendimentos de assessoria jurídica, 35 convênios com benefíficos exclusivos nas mais diversas áreas.Outros projetos estão em andamento, como o Giro Sindiex, com visita aos associados, e mais ações ao decorrer dos próximos meses.   Sindiex fecha o 3º trimestre com realizações e avanços no setor