Etore Cavallieri recebe o prêmio Personalidade do Comércio Exterior

Publicado em 01/09/2023

Um empreendedor disruptivo e inovador, que construiu uma história de sucesso e hoje é exemplo para os empresários capixabas foi o grande homenageado com o prêmio Personalidade do Comércio Exterior Capixaba 2023. Etore Selvatici Cavallieri, que era um jovem torneiro mecânico quando fundou a Imetame, recebeu a premiação durante o aniversário do Sindiex. Ele foi escolhido com unanimidade pela diretora da entidade para ser o homenageado deste ano.

A história do empresário começou com uma oportunidade de negócio nos serviços excedentes de usinagem e soldagem: em 17 de agosto de 1980, em um pequeno galpão de 50 m², Etore fundou a Imetame Metalmecânica - a primeira empresa do grupo. Desde então, os negócios foram expandindo e diversificando e, atualmente, a sede da Imetame em Aracruz (ES) ocupa uma área de 412.200 m² e a empresa tem colaboradores atuando por todo o país.

O mais novo empreendimento do grupo é o Imetame Logística Porto, que contará com um ramal e pera ferroviária de alta produtividade, além de se destacar pela proximidade com o Aeroporto de Vitória. Com localização privilegiada, o novo porto está situado na área da Sudene e abrigará a primeira ZPE privada do Brasil.

Em seu discurso, o homenageado dedicou o reconhecimento à sua família e aos colaboradores da Imetame – que também considera uma grande família. "O Espírito Santo tem muito mais pessoas que mereciam esse prêmio. Eu sou um simples trabalhador que ama o que faz. Mas estou extremamente grato pelo reconhecimento, que vem desde o mandato do ex-presidente Marcilio Machado”, lembrou.

Etore aproveitou para falar sobre o Imetame Logística Porto e comunicar que as obras estão no cronograma e avançando "de vento em popa”. "Com certeza nós teremos o primeiro navio ancorado no nosso porto em 2025. A realização deste empreendimento só foi possível por conta do apoio da minha família, dos colaboradores da Imetame e dos órgãos governamentais, que me atenderam em todas as solicitações”, finalizou.

Etore Cavallieri recebe o prêmio Personalidade do Comércio Exterior