Sindiex fecha o 1º semestre com avanços no setor, realizações e novos associados

Publicado em 28/07/2023

Trabalhando, dia após dia, em benefício dos associados e em prol do fortalecimento do comércio exterior capixaba, o Sindiex encerra o primeiro semestre de 2023 com importantes avanços. Nos primeiros seis meses de 2023, a entidade realizou e participou de 162 reuniões, sendo 10 com a Receita Federal/Alfândega, oito com a Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz) e quatro com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Sedes), obtendo conquistas importantes nos principais pontos da agenda do setor de comércio exterior.

Entre as principais realizações deste primeiro semestre na entidade está a assinatura do termo de cooperação com a Sedes, que trata do Investe-ES Sul e das importações de aeronaves, além das demais agendas sobre a operação de aeronaves pelo Espírito Santo. Outra importante e recente conquista foi a prorrogação do benefício de pagamento do frete internacional com a caução/Fundap – pleito antigo e sempre em acompanhamento pela entidade.

Marcaram ainda os seis primeiros meses de 2023 algumas agendas para desenvolvimento das pautas do setor; reuniões com associados para apresentação dos principais temas tratados nos comitês técnicos, como tributário, logística e institucional; participação em eventos importantes, como o lançamento da Frencomex em Brasília (DF) e o BuyES, em São Paulo (SP), para prospecção de novos negócios e divulgação do Estado para todo o país.

Além disso, novos associados entraram para o time do Sindiex neste período: TVV, Volpharma e PromexMais agora fazem parte da entidade e contam com benefícios exclusivos como os 35 convênios vigentes, os sete treinamentos realizados, as 150 solicitações de associados atendidas, os 70 atendimentos de assessoria jurídica/tributária, as reuniões e outras diversas ações em andamento.

Segundo semestre
O trabalho do Sindiex segue nos próximos seis meses de 2023. O segundo semestre será marcado por momentos como a comemoração dos 31 anos da entidade, em um evento exclusivo para associados e convidados no próximo dia 31 de agosto. Além disso, outras pautas já estão em andamento, como o projeto e-Trânsito, a atuação institucional no projeto da reforma tributária no Senado Federal, o investimento em melhorias nos descontos e ampliação da rede de convênios, a atuação em pautas como as operações de aeronaves pelo Aeroporto de Cachoeiro e operações de importações internas por conta e ordem de terceiros.

Todas as informações, incluindo o balanço do primeiro semestre da entidade e os planos para o segundo semestre, foram detalhadas em reunião realizada para os associados no último dia 24. Os assuntos em acompanhamento pelos comitês técnicos da entidade também estiveram na pauta.