Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) recebe visita do Secretário Nacional de Portos e Transportes

Publicado em 28/06/2023

A Log-In Logística Intermodal, grupo de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de Cabotagem e Mercosul, recebeu, na última segunda-feira (19/06), o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Porto Organizado de Vitória, no Espírito Santo .

O objetivo do encontro foi apresentar os negócios do grupo Log-In, como player relevante na Cabotagem e operador de transporte multimodal, bem como o plano de negócios do terminal portuário multipropósito capixaba, com ênfase no projeto em andamento de modernização do TVV, com previsão para finalização ainda em 2023.

Na agenda, foi possível ainda dividir com o Secretário as expectativas de melhoria na infraestrutura para os usuários do porto a partir da chegada da nova autoridade portuária local Vports, agora desestatizada.

Para a viabilização do plano de modernização, já foram investidos aproximadamente R$147 milhões em equipamentos, automação e aumento de capacidade do terminal. Entre os destaques estão a aquisição de novos equipamentos, como os reach stackers, a fim de assegurar maior confiabilidade e segurança nas operações do terminal.

Além disso, o grupo Log-In adquiriu 14 carretas pranchas, resultando em um aumento de 67% na capacidade de transporte de cargas no ciclo interno do terminal, tendo em vista que antes as carretas comportavam 35 toneladas de capacidade e, agora, este número saltou para 65 toneladas.

Outro importante passo para o ganho de produtividade do TVV foi a aquisição de 2 guindastes Mobile Harbour Crane (MHC's) com capacidade individual de 154 toneladas que permitem a operação de cargas de até 300 toneladas simultaneamente, gerando ainda mais capacidade operacional para os mais diversos tipos de cargas, principalmente as de grande porte, com mais eficiência e segurança operacional pelo terminal.

De acordo com o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, os equipamentos possuem uma tecnologia pioneira no Brasil, que viabiliza o controle de dois guindastes através de um único operador, conferindo maior segurança à operação. "Contar com estes guindastes de altíssimo padrão de movimentação de cargas coloca o TVV em uma posição ainda mais estratégica entre os principais players da indústria logística, não apenas do Espírito Santo, mas em todo o país", afirma.

A estratégia de modernização e aumento de capacidade do terminal inclui ainda, a aplicação de tecnologias nos portões de acessos, que culminou em ganhos no trânsito destes veículos, propiciando maior agilidade na entrada e saída dos transportes.

Paixão salienta que outro fator inovador e pioneiro dentre as empresas do setor na América Latina, está relacionado à aplicação de novas soluções nos guindastes Ship To Shore Crane (STS) ou portainers da companhia, utilizados para descarga ou embarque de contêineres nos navios por meio de operações remotas.

"O TVV seguirá investindo em automação. Nesta modalidade, o operador sai da cabine em cima do guindaste e passa a operar o equipamento de uma sala, que contará com diversas telas, permitindo o controle total da operação, com melhores condições ergonômicas, de segurança e desempenho", comenta o executivo.

Segundo o Diretor Presidente do Grupo Log-In, Marcio Arany, que também esteve presente no encontro, diante do sólido plano de expansão do TVV, a presença do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico reforça o compromisso do Grupo Log-In em corroborar para o desenvolvimento não apenas do setor portuário capixaba, mas também do transporte de carga por via marítima, conectando a Cabotagem com os outros modais de transporte, por meio de planos consistentes e inovadores.

"Foi uma excelente oportunidade para apresentar ao alto escalão do Governo Federal tudo que a Log-In vem desenvolvendo para potencializar os nossos serviços de logística integrada, com foco sempre no cliente. Da mesma forma, esperamos do atual Governo o compromisso em promover mudanças que possam contribuir para alavancar o crescimento dos setores portuário e da cabotagem", conta Arany.

Na ocasião, Pierdomenico visitou o navio Log-In Pantanal junto com outros diretores da companhia e conheceu de perto a estrutura do navio, sua tripulação brasileira e a operação de contêineres, tendo maior visibilidade do tamanho da operação e da importância da atividade marítima para a logística brasileira.

Vports: principais mudanças e expectativas

O evento também abriu espaço para a discussão das principais mudanças com a troca de administração do Porto de Vitória, antes controlada pela Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo), que após desestatização, passou a ser chamada de Vports. "Este é um movimento inédito no Brasil, tendo em vista tratar-se da única autoridade portuária privada no país. Diante disso, a Log-In tem acompanhado de perto os principais movimentos após a desestatização, e pretende ter papel de mais protagonismo nos estudos conduzidos pela Vports, para enfrentar os gargalos do Porto Organizado e atrair novas cargas", aponta Paixão.

Entre os pontos debatidos durante a ocasião, está a expectativa da divulgação de um plano de manutenção do canal de acesso ao porto.  "Atualmente, existe a obrigatoriedade da manutenção da profundidade do canal, bem como dos berços de atracação dos navios. No entanto, a aplicação de um cronograma de batimetrias, ou seja, a medição da profundidade do canal de acesso, seria uma prática benéfica para acompanhar de perto a situação do mesmo ", pontua Paixão.

Outro fator que tem chamado a atenção da Log-In com relação às mudanças, estão associadas à necessidade de melhorias do acesso terrestre ao Porto Organizado de Vitória, que inclui os munícipios de Vitória e Vila Velha. Neste sentido, o executivo enfatiza o papel da Vports para o controle mais assertivo do acesso rodoviário, bem como estudos voltados para criar alternativas de acesso rodoviário ao Complexo, e no desenvolvimento de estudos que possam viabilizar o modal ferroviário no Porto, e que possa alcançar o TVV, em Vila Velha.

Segundo Paixão, o Terminal Portuário de Vila Velha espera ainda maior participação nos estudos voltados ao modal ferroviário.  Desta forma, em conjunto com a Vports, o TVV contribuiria para iniciativas que potencializam o transporte de cargas a granel, bem como outros perfis de carga, como contêineres, além de possibilitar a conexão do ramal ferroviário existente no terminal.

"A Log-In espera, juntamente com a Vports, auxiliar com ideias inovadoras que promovam ganhos na infraestrutura do porto organizado, proporcionem maior competitividade e viabilize novos negócios para o Espírito Santo", finaliza Paixão.

Sobre a Log-In Logística Intermodal - A Log-In Logística Intermodal oferece soluções logísticas customizadas, movimentação portuária e navegação de cabotagem integrada a outros modais e serviços, conectando, por mar e terra, o Brasil e o Mercosul. Atualmente, a empresa possui uma frota de oito navios porta-contêineres com capacidade total de 21.500 TEUS e que oferecem serviços de navegação de Cabotagem e para o Mercosul, com rotas regulares nos principais portos brasileiros, integrando os principais portos do país à Argentina e ao Paraguai.

A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha, localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. Há também no Grupo Log-In as empresas recém adquiridas Tecmar Transportes e Oliva Pinto, com expertise em serviços rodoviários, que trazem maior sinergia entre a Cabotagem e o transporte rodoviário e integração entre esses modais.
Site: ESPÍRITO SANTO NOTÍCIAS - ESVeiculação: 28/06/2023 06:39Município: PIÚMA / ESEditoria: NOTÍCIASTipo: MatériaAssunto: ASSUNTOS DE INTERESSEEspaço ocupado: 192 cm. Valoração: R$: 4.995,84.

Fonte: ES Notícias