Entidade assina termo de cooperação para fortalecer importação de aeronaves

Publicado em 18/05/2023

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de operações de importação de aeronaves de pequeno porte através do Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim, o Sindiex assinou, no início do mês de maio, um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

De acordo com Ricardo Ferraço, governador em exercício do Espírito Santo na ocasião, as importações vão gerar uma dinâmica comercial muito importante para a região. "Para que a cidade possa ser o objeto estruturador e concentrador de importações, uma das coisas que precisa ser feita é a requalificação do aeroporto”, disse na ocasião.

O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, ressaltou que o Espírito Santo vive um ótimo momento na importação de aeronaves, que totalizaram US$ 909 milhões em 2022. "Este, portanto, é o momento de continuarmos unindo forças e investindo para que esse número cresça cada vez mais e para que o Espírito Santo siga se destacando como um dos principais estados importadores do país”.

Além do presidente Sidemar Acosta, estiveram presentes na solenidade os vice-presidentes Agnaldo Martins e Erimar Trindade; alguns representantes da diretoria, das empresas associadas e da equipe do Sindiex.

Visita do embaixador
Ainda durante o mês de maio, a diretoria do Sindiex recebeu, na sede da entidade, a visita do embaixador da República do Azerbaijão no Brasil, o excelentíssimo senhor Rashad Novruz. Durante o encontro, o presidente Sidemar Acosta aproveitou para apresentar o Sindiex e as potencialidades do comércio exterior capixaba, estreitando relações comerciais e diplomáticas com a embaixada.

FrenCOMEX
Representando a diretoria do Sindiex, o presidente Sidemar Acosta e o diretor Cláudio dos Santos participaram, em Brasília, do evento de lançamento da Frente Parlamentar do Comércio Internacional e Investimentos (FrenCOMEX), com posse do presidente, que é o deputado federal Da Vitória. A FrenCOMEX é a primeira frente parlamentar da história do Congresso Nacional destinada a discutir e melhorar as políticas de comércio exterior. Na nova legislatura, os parlamentares membros mantém o compromisso de trabalhar para atrair investimentos ao Brasil por meio da melhoria do ambiente de negócios e incrementar a atuação brasileira no exterior.

Reunião da diretoria ampliada
Na última quarta-feira (17), a reunião da diretoria ampliada do Sindiex contou com a participação do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e do secretário de Governo Aridelmo Teixeira. O encontro foi uma oportunidade de alinhamento e de ouvir dos representantes da prefeitura da capital as principais ações e planos para o comércio exterior capixaba.

Entidade assina termo de cooperação para fortalecer importação de aeronaves