Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 250 convidados

Publicado em 20/05/2022

Mais de 250 convidados, entre empresários do comércio exterior do Espírito Santo e do país, autoridades a nível municipal, estadual e federal, representantes de entidades parceiras e demais personalidades que fazem parte da trajetória do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) se reuniram na tarde desta quarta-feira (18) para a comemoração dos 30 anos da entidade, em evento realizado no Le Buffet Master.

A tarde foi marcada por homenagens, lançamento da nova marca da entidade, posse da diretoria eleita para o período de 2022 a 2026 e pela entrega do aguardado prêmio Personalidade do Comércio Exterior, que este ano teve dois homenageados: a senadora Rose de Freitas e o deputado federal Da Vitória.

Em seu discurso de abertura, o presidente Sidemar Acosta ressaltou a honra de ter sido eleito para permanecer à frente da entidade pelos próximos quatro anos. “Desde que assumi a presidência do Sindiex, reforço a importância da colaboração do setor, da união, para que possamos traçar ações com propósitos visando, acima de tudo, o crescimento das operações pelo Espírito Santo”, pontuou ao lembrar que o comércio exterior é responsável por mais de 53% do PIB do Estado.

Após ser empossado ao lado dos vice-presidentes Agnaldo de Assis Martins Junior e Erimar Trindade, e dos demais membros da diretoria efetiva, suplente e do conselho fiscal da entidade, Acosta subiu ao palco ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para a entrega do prêmio Personalidade do Comércio Exterior 2022. Os homenageados foram escolhidos por sua grande atuação na prorrogação dos incentivos fiscais concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal para empresas até 2032.

Ao agradecer a premiação, o deputado federal Da Vitória lembrou que a medida aprovada no ano passado ajudou a preservar mais de 100 mil empregos e a reduzir os impostos para empresas responsáveis por trazer renda e oportunidade para o Espírito Santo. “Posso falar que, ao longo dos últimos dois anos, conheci ainda mais sobre a importância do que representa o comércio exterior e todas as empresas do segmento para o Estado. Sinto-me honrado por receber essa homenagem”.

A senadora Rose de Freitas também ressaltou a importância do setor de comércio exterior e dos gargalos que ainda impedem que o segmento cresça ainda mais. “As empresas do setor têm um papel importantíssimo, mas enfrentam algumas dificuldades como o excesso de burocracia e a infraestrutura logística disponível”.

Em seguida, o governador Renato Casagrande subiu ao palco para parabenizar o Sindiex pelos 30 anos de história, lembrando que a entidade caminha e avança junto com o Espírito Santo. “O Sindiex sempre se aperfeiçoou e cumpre um papel importante trabalhando o comércio internacional, que é uma vocação dos capixabas. Temos boas empresas, bons profissionais e muitos motivos para nos orgulhar da atividade que a gente tem aqui no nosso Estado, que é uma referência para o Brasil e representa mais de 50% nosso PIB”.

Ainda durante o evento, o delegado da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Vitória, Douglas Costa Koehler, reforçou que o órgão está sempre aberto para os empresários e que a relação com o Sindiex tem seguido na marcha da interação e da cooperação. “Estamos sempre assentes no pilar básico do sucesso econômico da nossa base, o Espírito Santo. E esse êxito não se fará sem o sucesso do comércio exterior, que é uma aptidão nítida do nosso Estado”, pontuou.

Flávio José Passos Coelho, superintendente da Receita Federal do Brasil na 7ª Região Fiscal, complementou a fala de Koehler, reforçando que o Sindiex é uma organização respeitada não só no Espírito Santo, mas também no país. “O comércio exterior é essencial para o Estado, um grande motor do desenvolvimento da economia capixaba. E o setor pode sempre contar com a Receita Federal do Brasil, especialmente no controle aduaneiro”, disse.

CLIQUE AQUI e confira o álbum de fotos do evento.

Sindiex comemora 30 anos em evento empresarial para mais de 250 convidados