Porto da Imetame constrói quebra-mar e fábrica de concreto

Publicado em 08/05/2023

Além das obras de dragagem, o Imetame Porto Aracruz desenvolve três obras fundamentais: a construção do Quebra-Mar Leste, a fábrica de pré-moldados e a dragagem. O Quebra-Mar Leste é uma estrutura essencial para as operações portuárias e está avan-

çando rapidamente com cerca de 350 mil toneladas de rochas já lançadas, de um total previsto de 5 milhões de toneladas. A estrutura terá 2,3 quilômetros de extensão quando concluída.

A fábrica de pré-moldados será responsável por fabricar todas as peças de concreto necessárias para o empreendimento e será um grande diferencial para acelerar o processo de construção do cais.

A draga escavadeira "No woman, no cry" já dragou cerca de 15% da primeira etapa, o que corresponde a 473 mil m3. A draga utilizada é uma das maiores do mundo e será responsável por permitir o início da atracação de navios no quando o porto estiver em plena operação. A primeira de obras demandará um investimento acima de R$ 1,5 bilhão.

"A Imetame possui uma vertical de produção de mineração que fornece rochas para as obras do porto, bem como rochas estruturais do quebra-mar e brita para a fabricação de concreto", explica Anderson Carvalho, diretor de operações do Imetame Porto Aracruz, acrescentando que atualmente a área dragada possui sete metros de profundidade e o objetivo é chegar a uma profundidade de 17 metros na área de atracação para receber navios de grande porte.

A construção do porto será feita em fases, com a primeira delas planejada para movimentar 300 mil contêineres por ano com investimento acima de R$ 1,5 bilhão. O empreendimento está sendo construído pensando no futuro e a expansão será feita de acordo com a demanda.
Porto da Imetame constrói quebra-mar e fábrica de concreto

Compartilhe:

 

 

Visitas: 215

Fonte: Folha do Litoral

http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/


Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.