Painel sobre comércio exterior debate o ES como ponte para o mundo

Publicado em 14/03/2023

Durante o Buy ES, o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, teve a oportunidade de participar de um painel sobre as potencialidades do comércio exterior capixaba ao lado de duas das principais empresas do setor no país: as associadas Comexport e Sertrading.

No painel que abordava o Espírito Santo como ponte para o mundo, participaram, além de Acosta, o vice-presidente da Comexport, Rodrigo Teixeira, e o fundador e presidente da Sertrading, Alfredo de Goeye. Eles falaram sobre as expectativas do setor para 2023 e o cenário favorável para seguir com a trajetória de crescimento nas atividades de comércio exterior no Estado.

“Diante das iniciativas de fomento efetuadas pela administração pública do Espírito Santo, nosso segmento se prepara pra um novo boom nas importações e exportações pelo Estado. Esse incremento vem com a importação de veículos, máquinas e equipamentos, que têm gerado um volume significativo de comercializações pelo Espírito Santo”, pontuou o presidente do Sindiex.

Eles abordaram, ainda, as importações de aeronaves e de veículos. Em 2022, foram nacionalizadas 179 aeronaves no Espírito Santo e importados cerca de 60 mil automóveis pelos portos capixabas.

Portos

Os novos portos do Espírito Santo, que devem começar a operar nos próximos anos e agilizar ainda mais os procedimentos de importação e exportação pelo Estado, também foram tema de um painel durante o Buy ES. Abordando os marcos regulatórios e os novos investimentos no Espírito Santo, participaram o diretor-presidente do Porto de Vitória, Ilson Hulle; o presidente do Conselho de Administração do Porto Central, José Maria Novaes; o diretor de Operações da Imetame, Anderson Carvalho; e o presidente da Cesan, Munir Abud.

Eles abordaram os projetos, falaram sobre as novidades, investimentos e perspectivas para os próximos anos. A Imetame Porto Aracruz iniciou a sua construção em julho de 2021 e vem apresentando um rápido avanço das obras, com previsão de início das operações para o final de 2024. Também há expectativa de início das operações no Porto Central para 2024.

Painel sobre comércio exterior debate o ES como ponte para o mundo