Empresas anunciam R$ 13 bi em investimentos e governo quer abrir escritório em SP

Publicado em 14/03/2023

A segunda edição do Buy ES também foi palco de anúncios de grandes investimentos por parte das empresas capixabas. Executivos da Cesan, EDP e da Granja Faria anunciaram mais de R$ 13 bilhões em investimentos no Espírito Santo, sendo que R$ 9 bilhões serão investimentos pela Cesan para universalizar o abastecimento de água e tratamento de esgoto na Grande Vitória até 2026 e em todas as cidades que atende no Estado até 2030.

Já a EDP vai investir R$ 4 bilhões em planos como a vertical de geração de energia no Espírito Santo até 2025. E o plano da Granja Faria é aportar R$ 50 milhões para realizar melhorias na infraestrutura da produção de ovos.

Governo do ES em SP

Durante sua fala no Buy ES, o vice-governador Ricardo Ferraço adiantou o plano go Governo do Espírito Santo de abrir um escritório de negócios em São Paulo. A iniciativa, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), tem como objetivo atrair investimentos para o Estado e diversificar a economia capixaba.

“O modelo econômico do Espírito Santo é bastante robusto, mas a sua economia é muito dependente de cinco grandes indústrias, que representam dois terços do PIB industrial do estado. Essas empresas são de nível mundial cujo desempenho depende da conjuntura global. Portanto, fatores que independem do Espírito Santo ou até mesmo do Brasil, como cotação de commodities e variação cambial, podem trazer impactos negativos para a economia do estado na mesma medida que podem promover o nosso crescimento”, explicou Ferraço.

Fonte: Coluna Mundo Business – Folha Vitória