Logística vai receber investimentos bilionários no ES

Publicado em 07/03/2023

O setor de logística e infraestrutura está prestes a receber uma grande injeção de investimentos no Espírito Santo nos próximos anos. Os empreendimentos portuários, como o Imetame Porto Aracruz, Porto Central e o Porto de Vitória – que passará por modernizações – demandarão um investimento de R$ 7 bilhões e gerarão milhares de empregos durante as obras e a operação. No entanto, um dos maiores desafios enfrentados por esses empreendimentos não é somente a viabilização operacional e financeira, mas também a qualificação da mão de obra necessária para as suas operações. A falta de profissionais capacitados é um problema que tem afetado não só o Espírito Santo, mas todo o Brasil.

"Setor enfrenta o desafio de atrair, desenvolver e reter talentos", diz Cátia Horsts

O Espírito Santo está prestes a receber um grande volume de investimentos em portos, estradas e ferrovias. Esse investimento não só abre oportunidades para girar a economia, mas também traz um desafio para formar mão de obra qualificada. Esses empreendimentos vão demandar profissionais como motoristas, operadores de máquinas, gerentes de centro de distribuição e planejadores de cadeia de suprimentos que possam operar em um ambiente cada vez mais tecnológico.

O Imetame Porto Aracruz, um empreendimento portuário que se encontra em fase inicial de obras, promete ser um grande gerador de empregos no Espírito Santo. Durante a fase de construção, o projeto deve empregar mil colaboradores. Já no pico das operações, a expectativa é de que sejam gerados cerca de três mil empregos diretos e indiretos. O investimento total previsto para o empreendimento é de R$ 1,7 bilhão.

Contudo, o diretor de operações do empreendimento, Anderson Carvalho, ressalta que o sucesso do empreendimento também está diretamente ligado à capacitação e formação de mão de obra qualificada para atuar em uma operação mais moderna e tecnológica.

“A evolução da tecnologia em sistemas e automação é um dos pontos mais relevantes na logística atualmente. Não basta apenas manusear e conduzir uma máquina – é necessário entender toda a tecnologia por trás da estrutura logística, seja ela um porto ou um armazém de distribuição. No entanto, a oferta de mão de obra qualificada é um grande desafio para empresas de logística em geral. Em Aracruz, o compromisso do Porto é dar prioridade à mão de obra local, captando talentos e investindo em qualificação”.

Nesse sentido, Cátia Horsts, sócia-fundadora da Rhopen, a principal consultoria de recursos humanos do estado, avalia que nos últimos anos, a logística passou por alterações drásticas e cresceu a demanda por colaboradores. Porém, em muitas profissões essenciais para o segmento, a evasão e o turnover aumentaram.

“As empresas de logística enfrentam um grande desafio: atrair, desenvolver e reter talentos. Em meio à crescente evolução tecnológica, é necessário treinar os profissionais de todas as áreas em novas tecnologias de processos”, afirma.

“Além disso, as relações de trabalho se tornaram ainda mais desafiadoras e o mercado convive com a evasão de profissionais essenciais, como motoristas, o que torna a oferta de mão de obra ainda mais escassa e reforça a necessidade de tornar as vagas mais atrativas tanto em remuneração como em pacote de benefícios”, completa a sócia da Rhopen.

Empresas de logística querem preencher centenas de vagas de emprego

O vice-presidente do Sindiex, Erimar Trindade, aponta que o setor de logística enfrenta o desafio de preencher as centenas de vagas abertas no Espírito Santo, mas tem desenvolvido estratégias para contorná-lo.

“O setor de logística está em franco crescimento, tanto no Brasil como no Espírito Santo, mas esbarra na dificuldade para encontrar mão de obra qualificada. São centenas de vagas na área, mas as empresas enfrentam dificuldades para contratação. As empresas que atuam no segmento de logística estão tendo que realizar seus próprios treinamentos para capacitar os profissionais. Essa é uma demanda crescente, todas as empresas estão interessadas na contratação de profissionais capacitados em logística de armazenagem”.

Logística vai receber investimentos bilionários no ES

Compartilhe:

 

 

Visitas: 192

Fonte: Mundo Business - Folha Vitória

http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/


Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.