Importação de veículos pelo ES chega a US$ 1,6 bilhão

Publicado em 06/03/2023

O ano de 2022 foi marcado pelo crescimento no setor de importação do Espírito Santo, com alta de 45% em relação a 2021. Na pauta importadora, alguns produtos contribuíram diretamente para esse crescimento, entre eles os veículos automóveis (para transporte de cargas e de passageiros). Foram US$ 1,61 bilhão em veículos importados pelos portos capixabas em 2022, colocando o Espírito Santo entre os maiores importadores do país.

Superesportivos e elétricos estão entre os veículos importados pelos portos capixabas

O Espírito Santo importou US$ 1,61 bilhão em automóveis em 2022, sendo US$ 779 milhões em veículos de cargas e outros US$ 833 milhões em veículos de passageiros.

Foram 57 mil unidades importadas pelos portos capixabas, de marcas como Ford, Mercedes Benz, Kia, Volvo, Toyota, Caoa Chery, McLaren e BYD. Essas operações são realizadas por tradings como Sertrading, Comexport, Brazil Trading e Cisa.

Uma das operações que se destacou em 2022 foi realizada no terminal Log-in TVV, no Porto de Vitória, com participação da Sertrading. Apenas no último dia útil do ano, a trading desembarcou mais de 300 unidades de diversas montadoras, por meio de contêineres.

Thiago Pontes, diretor de Importação da empresa, adiantou que a projeção para 2023 é de crescimento entre 10 e 20% nas importações de automóveis pela Sertrading.

“O Espírito Santo sempre foi pioneiro na importação de veículos e estamos vendo um movimento parecido com o que foi no passado. O Estado tem estrutura portuária, excelente localização e incentivos extremamente consolidados, o que vem contribuindo diretamente para esse crescimento”.

Pontes reforçou, ainda, que todas as operações de importação de automóveis da empresa estão concentradas no Espírito Santo e que a Sertrading busca, junto ao Sindiex, sindicato que reúne as principais empresas de comércio exterior, ao governo e aos órgãos anuentes, cada vez mais eficiência e agilidade nessas operações.

Não é de hoje que a importação de veículos se destaca no Estado. No ano de 1995, o Espírito Santo se tornou palco de um dos maiores movimentos de importação de automóveis do Brasil e o Sindiex atuou diretamente na busca por áreas disponíveis para armazenagem dos veículos. Essa demanda trouxe investimentos logísticos e possibilitou, nos dias de hoje, um novo boom nas importações.

Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, ressaltou que o Estado vive uma grande atratividade no setor justamente por conta do know-how deixado na década de 1990 e do processo logístico. “Nós temos uma infraestrutura que nos diferencia dos outros estados, com retroáreas muito bem preparadas para receber esse tipo de produto”.

No Porto de Vitória, movimentação de veículos cresceu quase 30% em 2022

A movimentação de veículos no Porto de Vitória no ano passado cresceu 29,7% em relação a 2021.

Foram desembarcados 64.514 automóveis, 14.793 a mais que no ano anterior, quando 49.721 unidades passaram pelos berços da VPorts (antiga Codesa).

O mês de outubro de 2022 foi o mais movimentado com 6.746 veículos. A principal origem foi a Argentina, com 27.192 carros, seguido pela China (8.258), Uruguai (7.280), Alemanha (6.667), Bélgica (4.692), México (4.094), Estados Unidos (2.047), dentre outros.

A carga foi operada por 158 embarcações no ano passado, contra 132 atracações em 2021.

Segundo o diretor comercial do Porto de Vitória, Pedro Benevides, o crescimento expressivo na movimentação de veículos reforça a vocação do Espírito Santo na operação desse tipo de carga.

“Os benefícios fiscais aliados à produtividade do nosso complexo portuário têm atraído cada vez mais empresas para o Estado”, sublinhou Benevides. Para a gerente comercial Raquel Guimarães, “os dados operacionais demonstram que, cada vez mais, abrimos uma janela para um ótimo ambiente de negócios e oportunidades”.
Importação de veículos pelo ES chega a US$ 1,6 bilhão

Fonte: Mundo Business - Folha Vitória