Mapa intensifica relações com maior parceiro comercial do Brasil

Publicado em 06/02/2023

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com a delegação da República Popular da China no Brasil visando fortalecer a parceria e identificar oportunidades para comercialização de mais produtos entre os dois países.

"A China é muito importante para o Brasil e para os brasileiros. Eles são nosso principal parceiro comercial e temos interesse em fortalecer o comércio de diversos produtos", comentou o ministro.

A China é a maior importadora do milho brasileiro, responsável por um terço do incremento do volume exportado do produto. As vendas ao país asiático foram autorizadas em novembro último e, já em dezembro de 2022, atingiram 1,10 milhão de toneladas. É também a principal importadora do complexo soja, comprando US$ 819,82 milhões em dezembro de 2022 ou 65,8% do valor exportado pelo Brasil.

Embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao ressaltou a importância na cooperação agrícola, e ainda, na tecnologia, na produção e na infraestrutura entre dois países. "Ambos os países estão numa etapa crucial de desenvolvimento visando novas oportunidades. Temos grande expectativa para o aumento quantitativo e qualitativo da nossa cooperação", afirmou.

De acordo com Fávaro, o encontro também foi uma oportunidade para preparar os assuntos que serão desdobrados durante missão do presidente Lula à China no próximo mês.

Também participaram da reunião o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China e dos BRICS, deputado Fausto Pinato; o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda; o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa e o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

Mapa intensifica relações com maior parceiro comercial do Brasil

Compartilhe:

 

 

Visitas: 127

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA

http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/


Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.