Anvisa divulga os resultados da estratégia de 2022

Publicado em 02/02/2023

Já está disponível para consulta o Relatório de Desempenho e Avaliação dos Resultados da Estratégia da Anvisa, referente ao ano de 2022. O documento traz a avaliação sobre a implementação de ações previstas no Plano Estratégico (PE) 2020-2023 e no Plano de Gestão Anual (PGA).

O primeiro instrumento é composto por um conjunto de 41 metas estratégicas e 17 projetos estratégicos, enquanto o segundo, elaborado conforme a metodologia OKR (Objectives and Key Results), apresenta um conjunto de 40 resultados-chave, distribuídos entre os 15 objetivos estratégicos da Agência.

O monitoramento dessas metas, projetos e resultados-chave e de seus riscos associados permite observar se tudo o que foi construído e previsto pela Anvisa no campo estratégico está sendo implementado e internalizado, possibilitando a definição de ações preventivas e correções de rumo ao longo do tempo. ?A publicação também representa mais um instrumento de transparência sobre o monitoramento das metas, dos resultados-chave e dos projetos estratégicos.

Dados do relatório

Os resultados mostram que a Anvisa cumpriu 74% da estratégia prevista para 2022. Este é o maior resultado apurado desde o início do ciclo 2020-2023. Especificamente, foram cumpridas 68% das metas do PE, 68% dos resultados-chave do PGA e 85% dos pacotes de trabalho dos projetos estratégicos.

Ao analisar o conjunto de 76 metas distintas (considerando as metas do PE e os resultados-chave do PGA), verificou-se que 51 (67%) foram alcançadas. Das 25 não alcançadas, 11 (44%) tiveram execução superior a 75%, o que indica que, apesar de não terem sido integralmente cumpridas, apresentaram bons resultados.

No período de 2020 a 2022, observou-se, além do aumento do percentual de cumprimento da estratégia, a redução do impacto da pandemia de Covid-19 nas metas da Agência. Enquanto em 2020 houve o cumprimento de 55% da estratégia, com 69% das metas impactadas pela pandemia, em 2022 o alcance foi de 74% e o impacto da pandemia nas metas foi de 44%.

Categoria de desempenho

No decorrer de 2022, assim como em 2021, foram utilizadas cinco categorias de desempenho (de A a E) como uma forma de dar maior previsibilidade à possibilidade de alcance das metas e dos projetos estratégicos.

Ao final do ano, foi possível analisar que essas categorias efetivamente deram boa previsibilidade. Dessa forma, do total de 59 itens estratégicos que eram A ou B (alta possibilidade de alcance) no terceiro trimestre, 46 (78%) foram efetivamente alcançados ao final de 2022. Em relação aos outros 13, apesar de não alcançados, verificou-se que 11 (85%) deles tiveram bons resultados, tendo execução acima de 75%.

Em contrapartida, do total de 27 itens estratégicos que eram C, D ou E (baixa possibilidade de alcance) no terceiro trimestre, 11 (41%) foram alcançados ao final de 2022.

No último trimestre de 2022, foram realizadas ações de acompanhamento focadas nos itens estratégicos classificados nas categorias mais baixas (C, D e E). O trabalho foi realizado como resultado da capacitação em OKR realizada com a média e alta gestão da Anvisa, na qual foi estabelecida a meta de aumentar o percentual de alcance, no 4º trimestre de 2022, das metas/projetos classificados nas categorias C, D ou E no 3º trimestre. Esse percentual foi de apenas 29% em 2021 e atingiu 41% ao final de 2022.

Dez itens são os grandes destaques desse monitoramento, por terem apresentado evolução significativa em relação ao trimestre anterior, deixando de ser classificados nas categorias mais baixas e conseguindo ser alcançados. São eles: Para Acessar Todo Conteúdo Aqui

Riscos

A Gestão de Riscos Corporativos (GRC) é o instrumento da governança que pretende trazer um nível de segurança razoável ao alcance dos objetivos de uma organização. A avaliação de riscos é um processo que visa identificar os pontos de maior vulnerabilidade e definir medidas adequadas para atenuá-los ou enfrentá-los.

No último trimestre de 2022, 91,5% das unidades da Anvisa reportaram o monitoramento dos riscos e foi identificada uma eficácia de 43% dos controles. Ou seja, houve redução no nível de risco em sete dos 16 riscos avaliados, trazendo um cenário atualizado para os riscos ao final de 2022 de quatro riscos na categoria "controlável" e os demais na categoria "moderado". Não há, atualmente, riscos classificados na categoria "crítico" ou "intolerável", o que é um excelente resultado para a Agência. Neste monitoramento foram reportadas, ao todo, 538 ações de controle de risco, com a implementação de 385 (72%) dessas ações.

Em relação ao impacto dos riscos nos resultados estratégicos, um risco não se materializou e os demais (15) foram apontados como "materializados" pelos gestores em suas respectivas metas ou projetos estratégicos, ou seja, apesar das ações de controle executadas, esses riscos se manifestaram na execução dos itens estratégicos. Entretanto, a grande quantidade de controles implementados resultou na atenuação dos riscos, resultando em redução do impacto da materialização e contribuindo para o índice de 74% de alcance da estratégia. De toda forma, neste último trimestre houve a redução da materialização de nove dos riscos estratégicos em todos os itens estratégicos.

Painel da Estratégia

Para acompanhar os resultados de cada item da estratégia, acesse o Painel da Estratégia. Esta ferramenta foi desenvolvida com a finalidade de gerar uma maior internalização da cultura de monitoramento da estratégia e facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores.

Além de poder ser visualizado por dirigentes, servidores e gestores, o painel pode ser utilizado pela sociedade em geral, que tem acesso a uma versão pública disponível no portal da Anvisa.

O painel possui avaliações anuais e quadrienais (de quatro em quatro anos) para o monitoramento das metas, além de informações atualizadas sobre o monitoramento de todos os projetos estratégicos da Agência obtidas diretamente do PWA (Project Web App), um aplicativo de gerenciamento de projetos utilizado pela Anvisa.

Anvisa divulga os resultados da estratégia de 2022

Compartilhe:

 

 

Visitas: 118

Fonte: Anvisa

http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/


Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.