Balanço 2022: Sindiex ganhou 11 novos associados e realizou mais de 45 eventos e reuniões

Publicado em 01/12/2022

Após dois anos marcados pelas incertezas econômicas geradas pela pandemia, o comércio exterior capixaba teve um 2022 de crescimento nas importações – uma das principais atividades econômicas do Espírito Santo. No período de janeiro a outubro, de acordo com dados divulgados pelo Sindiex, o crescimento nas importações foi de 53,6%, em relação ao mesmo período em 2021.

Em valores, o total importado no ano foi de US$ 7,88 bilhões, sendo os principais produtos carvão, veículos automóveis para transporte de mercadorias e de passageiros, além das aeronaves. Ao longo do ano, o Espírito Santo se firmou, inclusive, como o maior importador de aeronaves do Brasil, o segundo maior importador de vinhos e um dos principais estados importadores de veículos/automóveis do país.

Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, ressalta que a entidade conseguiu desenvolver projetos importantes para o comércio exterior capixaba ao longo de 2022. “Ampliamos os debates internos, através dos nossos comitês técnicos especializados e divididos por áreas, revisamos nosso estatuto e estivemos presentes, de forma atuante, nas pautas mais relevantes para o segmento, como a manutenção das operações de aeronaves, o movimento dos auditores fiscais e a regionalização dos comandos da Alfândega”.

A entidade conquistou 11 novos associados em 2022; realizou mais de 45 eventos, entre reuniões, cursos e palestras; firmou seis novos convênios com benefícios exclusivos para as empresas associadas; e enviou mais de 140 informativos, newsletters e circulares.

Também foi em 2022 que o Sindiex comemorou seus 30 anos, com lançamento da nova marca, comemoração e homenagens; reformulação do site; eleição da nova diretoria; e ampliação dos comitês técnicos, abrangendo as áreas de logística, tributária, Mapa/Anvisa, Receita Federal, aeronaves e institucional em âmbito nacional.

Ao longo de 2022, a entidade desenvolveu seu planejamento estratégico para 2022/2026, realizou diversas reuniões com a Secretaria da Fazenda, Sectides e Governo do Espírito Santo – sempre com foco em aumentar a competitividade do comércio exterior capixaba.

Contribuição sindical

A trajetória de sucesso do Sindiex nos últimos 30 anos só foi possível graças ao apoio das empresas, que participam ativamente da construção da entidade através de iniciativas como a contribuição sindical - essencial para que as atividades continuem e para que o Sindiex possa ofertar cada vez mais novidades aos associados.

Com a contribuição sindical, o Sindiex poderá colocar em prática ao longo de 2023 ações para ampliação do número de associados e do relacionamento institucional a nível nacional; investir em melhorias na rede de convênios para associados, reformulando a página do site para atração de novos parceiros; aumento na grade de cursos e palestras; atualização de equipamentos e sistemas de informática; e viabilização do projeto E-trânsito – uma plataforma de monitoramento remoto de cargas em trânsito para controle das operações.

Para saber mais sobre a contribuição sindical, entre em contato pelo e-mail sac@sindiex.org.br.