#AgendaComitês: confira as principais pautas dos comitês técnicos

Publicado em 05/10/2022

Iniciativa da diretoria do Sindiex para trazer ainda mais agilidade e assertividade no atendimento às demandas das empresas associadas, os comitês técnicos da entidade estão trabalhando no acompanhamento das principais pautas e estiveram envolvidos em discussões importantes nas últimas semanas.


Comandados pelo presidente Sidemar Acosta e pelo vice-presidente Agnaldo Martins, os comitês de assuntos institucionais em âmbito nacional e de Receita Federal, respectivamente, estão acompanhando de perto o risco da perda da autonomia da Alfândega do Porto de Vitória – pauta que vem preocupando a entidade e as empresas de comércio exterior que operam pelo Espírito Santo nos últimos dias.


O coordenador do comitê técnico de aeronaves, Luiz Braga, tem trabalhado nas pautas de melhorias dos processos operacionais, da reserva e ampliação de slots no Aeroporto de Vitória, com foco no aumento da atratividade e competitividade dos importadores capixabas.


O comitê de logística, coordenado pelo diretor Breno Sasso, participou de visita técnica ao Imetame Porto Aracruz, de reuniões institucionais com o novo presidente do Porto de Vitória, Ilson Hulle, e está acompanhando, junto à Codesa, o projeto de manobras-teste para homologação do novo calado do porto – pleito antigo do Sindiex.


No comitê Mapa/Anvisa, o coordenador Luiz Reis está atendendo a demanda de empresas associadas e solicitou à Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SFA/ES) melhorias nos prazos e nos procedimentos para liberação de Licenças de Importação (LI’s). Ele também acompanha de perto a notificação de cobrança recebida por diversos associados referente ao processo judicial movido pelo Sindiex contra a Anvisa sobre a ilegalidade da Portaria Interministerial MF-MS nº 701/2015.


O coordenador do comitê tributário, Erimar Trindade, está trabalhando na apresentação de propostas de melhorias nas operações de comércio exterior, além de participar ativamente do GTFAZ e de eventos acadêmicos para capacitação profissional na área logística e tributária – um dos gargalos da economia capixaba.


A entidade lembra que todos os comitês técnicos estão abertos às sugestões dos associados. As pautas devem ser encaminhadas para sac@sindiex.org.br.


Confira as próximas reuniões dos comitês:      


06/10 – Comitê tributário

10/10 – Comitê Receita Federal

11/10 – Comitê Mapa/Anvisa

25/10 – Comitê aeronaves

27/10 – Comitê institucional

#AgendaComitês: confira as principais pautas dos comitês técnicos

Compartilhe:

 

 

Visitas: 228



http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/


Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.