Acontece Sindiex: Reuniões da diretoria e comitês técnicos abrem os trabalhos de 2026

Publicado em 15/01/2026

O Sindiex realizou ontem (14/01) a primeira reunião da diretoria efetiva de 2026, marcando o início oficial das agendas estratégicas do ano. O encontro foi realizado na sede da entidade e reuniu os diretores efetivos para alinhar prioridades, avaliar cenários e definir as diretrizes que vão orientar a atuação institucional ao longo do período.

Na mesma oportunidade, também aconteceram as reuniões dos comitês técnicos, com a participação dos diretores e dos coordenadores dos comitês. Esses encontros têm papel fundamental na construção das pautas técnicas, no acompanhamento de temas regulatórios e na proposição de ações concretas pensadas para o impulsionamento do comércio exterior capixaba neste ano.

Modal Expo 2026

Os preparativos para a segunda edição da Modal Expo, feira de logística do Espírito Santo, já começaram e o Sindiex, promotor do evento ao lado do Sincades e do Transcares, participa na próxima quinta-feira (22/01) da primeira reunião do Comitê da Modal Expo 2026. O encontro marca o começo da fase de planejamento do evento e reúne as entidades promotoras, executivos e lideranças que integram o comitê organizador.

Na oportunidade, haverá a apresentação do planejamento da feira, a definição das responsabilidades por área e o alinhamento entre os promotores e parceiros envolvidos. A proposta é fortalecer a atuação conjunta e avançar na construção de uma edição ainda mais estruturada, consolidando a Modal Expo como o principal evento do setor logístico no Espírito Santo.

Evento da Imetame

O Sindiex participa do evento corporativo exclusivo que celebra a parceria estratégica entre a Hanseatic Global Terminals (HGT) e o Grupo Imetame, marcado para a próxima terça-feira (20/01). A iniciativa simboliza um movimento relevante para o fortalecimento da infraestrutura logística do Espírito Santo, com impacto direto sobre o comércio exterior e a competitividade do estado.

O encontro marca o investimento da HGT em 50% das ações da Imetame Logística Porto (ILP), consolidando uma joint venture dedicada ao desenvolvimento e à operação do novo Terminal de Contêineres do Espírito Santo, o Hanseatic Global Terminals Aracruz.  

Cenários 2026

O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, participa na próxima segunda-feira (19/01) de evento do LIDE ES com o tema "Cenários 2026 — Decisões de Hoje, Resultados de Amanhã”. Ao lado de Flávia Milaneze, presidente da Milanez & Milaneze, ambos conselheiros do LIDE ES, eles vão analisar a vocação logística capixaba em painel sobre globalização e geopolítica.

O encontro terá Marco Cesarino, founder Marco-X e foi um dos cofounders Embraer-X, como um dos painelistas e apresentará o roadmap para o ano, além de proporcionar uma análise dos riscos para o ambiente institucional e empresarial frente aos desafios internacionais. O evento será no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, e é exclusivo para filiadose convidados do LIDE ES.

Parceria com a UVV

O fortalecimento de parcerias estratégicas que conectam o setor produtivo ao meio acadêmico estará no centro de uma reunião institucional entre o Sindiex e a Universidade Vila Velha (UVV), marcada para o dia 23 de janeiro, na sede da entidade. O encontro integra a agenda de início de ano e reforça a relação consolidada entre as instituições.

A reunião terá como foco o alinhamento da parceria para 2026, com a discussão de novas possibilidades de cooperação e benefícios voltados aos associados, especialmente nas áreas de capacitação, inovação e desenvolvimento profissional. O Sindiex busca, com essas parcerias, ampliar oportunidades e fortalecer conexões que contribuam para a competitividade do comércio exterior capixaba.

Palestra sobre gestão

A abertura da agenda de 2026 para os associados do Sindiex contará com uma palestra voltada à gestão e estratégia empresarial. Será no dia 27 de janeiro, às 9h, no auditório da entidade, com o tema "Planejamento Estratégico e Disciplina de Execução”, propondo uma reflexão prática sobre como as empresas podem se preparar para o futuro e manter sua competitividade em um cenário global cada vez mais desafiador.

O momento será conduzido por Gilvan Badke, sócio-diretor da EMEG, e abordará temas como a construção do Mapa Estratégico, a organização de rotinas estratégicas e táticas, a formação de equipes de alta performance e a apresentação de cases de sucesso capixabas. O evento é exclusivo para associados e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOQyMb4-i6WUOspEOxcHhj_KXnUeZhxtUfrWfgMlaFAHsGuQ/viewform Acontece Sindiex: Reuniões da diretoria e comitês técnicos abrem os trabalhos de 2026

Compartilhe:

 

 

Visitas: 66



http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/