Visita técnica ao Imetame Logística Porto: avanço das obras do futuro hub portuário de AracruzPublicado em 27/11/2025 O Sindiex levou 28 representantes de empresas associadas para uma visita técnica ao Imetame Logística Porto, em Aracruz, em um encontro que permitiu acompanhar, diretamente no canteiro de obras, o ritmo e a dimensão do empreendimento que promete marcar um novo capítulo na infraestrutura logística do Espírito Santo. A atividade aproximou os associados de um relevante projeto estruturante que redesenha o ambiente de negócios do comércio exterior capixaba. Para Breno Sasso, coordenador do Comitê de Logística do Sindiex, a agenda evidenciou o impacto estratégico da obra. "A visita nos permitiu ver de perto o progresso dessa importante estrutura para o desenvolvimento econômico e logístico do Espírito Santo. Em breve teremos um novo hub, um porto de águas profundas capaz de ampliar e fomentar a movimentação de cargas não só no estado, mas em todo o Brasil”, afirmou. A comitiva foi recebida por Anderson Carvalho, diretor de operações do empreendimento portuário, que apresentou detalhes sobre o cronograma e a evolução das frentes de trabalho. Segundo ele, o avanço segue consistente. "Temos um cronograma aderente, com avanço contínuo e previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. Trabalhamos intensamente para estar plenamente preparados em 2027, com operação total e todos os equipamentos em funcionamento”, ressaltou. A construção do Imetame Logística Porto envolve quatro frentes de obra: quebra-mar, dragagem, cais do terminal de containers e pavimentação do pátio. Para a primeira fase de operação do porto, são 750 metros de cais, sendo que mais de 660 metros já estão com as estacas cravadas. As obras terrestres estão aceleradas com a pavimentação do pátio de contêineres. O porto está instalado em Aracruz, norte do Espírito Santo, com uma área total de mais de 1 milhão de m². Trata-se de um moderno empreendimento portuário, com perfil multipropósito, composto por cinco terminais especializados: contêineres, carga geral, granel sólido, granel líquido e ship to ship. Com profundidade de 17 metros, ele está sendo preparado para receber navios de grande porte, que operam com limitações nos terminais brasileiros, como por exemplo a nova geração de navios conteineiros (New Post Panamax) com capacidade de 14.000 TEUs (unidade equivalente de 20 pés), além de ter capacidade para receber navios Capesize, que poderá mudar a forma de transporte de grãos, principalmente para o trade da Ásia. |
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