Modal Expo destaca potencial logístico do Espírito Santo

Publicado em 05/06/2025


A Modal Expo 2025 – primeira feira de logística, transportes e comércio exterior do Espírito Santo – foi considerada um sucesso. Realizada de terça (03) a quinta (05), a feira reuniu mais de 100 marcas expositoras em uma área de mais de 10 mil metros quadrados no Pavilhão de Carapina.

Durante três dias, foram apresentadas inovações como caminhão e ônibus movidos a gás; empilhadeira elétrica com sistema de visão 360º e integrada à inteligência artificial; caminhão autônomo; e uso da plataforma Road Safety Platform (RSP), com dados de condução para gerar indicadores de segurança e otimizar a gestão de frotas.

Além da área expositiva, a Modal Expo 2025 – organizada pela Milanez & Milaneze e pela Liga de Marketing, com promoção do Sindiex, Sincades e Transcares – também contou com uma programação intensa: 72 horas de conteúdo, mais de 15 painéis e 74 painelistas, entre autoridades, líderes de entidades, especialistas e empresários.

Entre os temas em debate, a reforma tributária foi o ponto central do painel "Espírito Santo 2032: como a reforma tributária e os investimentos em infraestrutura moldarão o futuro logístico”. Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, foi o mediador do debate que contou com a participação do advogado especialista em direito tributário Alexandre Fiorot, o advogado e membro do Recomex-ES, Bruno Negris, e Benício Costa, secretário de Estado da Fazenda.

Já o painel "Descomplicando o Trânsito Aduaneiro” mostrou os avanços e benefícios da plataforma E-trânsito, fruto de uma parceria entre a Receita Federal, Sindiex e Sincades, com foco em otimizar a eficiência dos negócios que operam no comércio exterior. Com mediação de Agnaldo Martins, vice-presidente do Sindiex e coordenador do Comitê Técnico da Receita Federal, o debate reuniu Fabricio Betto, da Alfândega do Espírito Santo, e Philippe Masse de Souza, presidente da APRA, que compartilharam experiências práticas e discutiram os impactos positivos do uso da ferramenta no dia a dia das operações aduaneiras.

Para o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, a Modal Expo já nasceu consolidada como referência nacional no setor de transporte, comércio exterior e atacadista, ao reunir os principais atores públicos e privados em torno de um objetivo comum: fortalecer a competitividade do Espírito Santo e consolidar o estado como um hub de logística nacional e internacional.

"A Modal Expo é muito mais do que uma feira. Ela é um espaço estratégico de conexão entre o setor produtivo, os operadores logísticos, os agentes públicos e os investidores. Um ambiente propício para o surgimento de grandes negócios, novas soluções e debates que moldam o futuro da logística no Brasil”, destacou.

Modal Expo destaca potencial logístico do Espírito Santo

Compartilhe:

 

 

Visitas: 115



http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/