Comitê Mapa/Anvisa atua para agilizar processos regulatórios

Publicado em 27/03/2025

O Comitê Técnico Mapa/Anvisa do Sindiex tem desempenhado um papel fundamental na busca por mais eficiência e previsibilidade nos processos regulatórios que envolvem o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Sob a coordenação de Luiz Reis, diretor do Sindiex, e com o apoio dos coordenadores adjuntos Giovanni Cardoso e Elisa Vilella, o grupo tem trabalhado ativamente para atender às demandas dos associados e aprimorar as operações do setor.

Nos últimos meses, diversas ações foram implementadas para minimizar entraves e garantir mais agilidade nos trâmites regulatórios. Entre os principais avanços, destacam-se medidas tomadas em resposta à greve dos auditores agropecuários, que impactou diretamente o setor. Além disso, o comitê tem atuado para otimizar os fluxos de fiscalização, reduzindo gargalos nas importações de vinhos e outros produtos sujeitos à anuência dos órgãos regulatórios.

Outro ponto de destaque foi a parceria estabelecida com a Anvisa para a otimização das Licenças de Importação (LIs), medida que visa tornar o processo mais ágil e eficiente. O comitê também estreitou laços com o Mapa em Brasília, promovendo diversas agendas para tratar de questões específicas do setor e buscar soluções mais alinhadas às necessidades do comércio exterior.

Esforços foram direcionados para a melhoria da infraestrutura da unidade Vigiagro-Mapa em Capuaba, bem como a interlocução institucional com o governo federal para destacar a relevância do reforço do quadro de fiscais no Espírito Santo, garantindo maior capacidade operacional e redução de atrasos.

Além disso, o comitê realizou um treinamento voltado aos associados sobre o novo sistema de certificação eletrônica de vinhos com a Argentina, que entrou em vigor em janeiro de 2025. O mesmo trabalho será iniciado em breve para as importações oriundas do Chile.

Luiz Reis reforça a importância da participação ativa dos associados para que o comitê possa continuar avançando. "Nosso objetivo é sempre trazer soluções que favoreçam a competitividade e o bom funcionamento do comércio exterior. Para isso, é fundamental que os associados enviem suas demandas e dificuldades relacionadas ao Mapa e à Anvisa. A interação entre as empresas e o comitê é essencial para que possamos atuar de forma ainda mais eficaz”, destaca.



Sobre os comitês

Os comitês técnicos do Sindiex realizam reuniões periódicas para debater as principais questões que impactam o setor, contando com especialistas e promovendo um diálogo constante com os órgãos reguladores. As pautas são definidas com base nas demandas recebidas dos filiados, sendo importante o envio de sugestões e relatos sobre os desafios enfrentados no dia a dia.As empresas interessadas em contribuir ou buscar suporte podem entrar em contato pelo e-mail sac@sindiex.org.br.

O Sindiex reforça que a participação ativa dos associados é a chave para fortalecer ainda mais o comércio exterior do Espírito Santo e garantir que as necessidades do setor sejam sempre atendidas.


Giovanni Cardoso, Luiz Reis e Elisa Vilella.
Comitê Mapa/Anvisa atua para agilizar processos regulatórios

Compartilhe:

 

 

Visitas: 139



http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/