Mulheres no comércio exterior: protagonismo e conquistas

Publicado em 13/03/2025

Não é de hoje que as mulheres têm assumido posições de destaque no mercado de trabalho, e no comércio exterior não é diferente. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, elas já representam 58% dos trabalhadores atuantes no setor, um número que demonstra avanços importantes rumo à inclusão e ao protagonismo feminino em um ambiente historicamente dominado por homens.

A participação feminina tem se fortalecido nos últimos anos por meio da ampliação de oportunidades e acesso à qualificação profissional. Lidyane Martins, gerente comercial da GDL Logística, acredita que as mulheres estão cada vez mais se posicionando como agentes de mudança no comércio exterior.

"Isso não só beneficia nossas carreiras, mas também contribui para a diversidade no segmento, onde cada vez mais temos encontrado uma rede de apoio com muitas mulheres se destacando em posições de liderança”, destacou.

Além da conquista de espaço, a presença feminina também traz vantagens competitivas para o mercado. A capacidade de adaptação e a habilidade em lidar com múltiplas demandas fazem com que as mulheres se destaquem nas operações e negociações. Cleide Carvalho, da Cosmos Importação, reforça essa característica.

"Uma das melhores características que uma mulher tem, é ser uma profissional multitarefas e, ao mesmo tempo, ser muito ágil e decidida. Isso faz a diferença não só no comércio exterior, mas também nas relações comerciais entre as empresas", afirma.

Apesar dos avanços, os desafios ainda são muitos. Cíntya Scardua, diretora-executiva da Marine Center, aponta alguns obstáculos superados. "Ser mulher no setor pode trazer tantos desafios quanto oportunidades. Mulheres ainda enfrentam muitos preconceitos e, mesmo assim, conseguem equilibrar responsabilidades profissionais e pessoais."

Membro do Recomex, conselho estratégico ligado ao Sindiex, a subsecretária de Atração de Investimentos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (SEDES), Christiane Vargas Menezes, pontua que a representatividade feminina no setor tem avançado, mas ainda há desafios a serem superados, como a busca por maior equidade e reconhecimento profissional.

"Minha trajetória no comércio exterior começou há alguns anos, trabalhando em um Operador Logístico, e, ao longo do tempo, percebi que os desafios vão muito além das barreiras técnicas. Construir credibilidade e conquistar reconhecimento ainda são obstáculos que muitas mulheres enfrentam. No entanto, com conhecimento, qualificação e uma rede de apoio forte, é possível superar essas barreiras. O maior aprendizado dessa jornada é que o sucesso vem da resiliência e da colaboração entre profissionais que compartilham dos mesmos desafios e objetivos”, afirmou.

Também integrante do Recomex, representando o Conselho Regional de Contabilidade, Jacke Pontual conta que celebrar o Dia da Mulher é especial. "Me orgulha fazer parte de uma história de determinação e conquistas. Há mais de 15 anos, compartilho meu conhecimento tributário no comércio exterior, buscando o crescimento profissional de todos. Acredito que a coragem supera o medo, e essa convicção tem sido fundamental para minha trajetória e para me destacar neste mercado competitivo”.

O Sindiex reconhece a trajetória de conquistas das mulheres e reafirma seu compromisso com a valorização feminina no mercado. Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a entidade parabeniza todas que, com inovação, estratégia e eficiência, vêm conquistando cada vez mais espaço no comércio exterior.  







Mulheres no comércio exterior: protagonismo e conquistas

Compartilhe:

 

 

Visitas: 311



http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/