Comitê Mapa/Anvisa acompanha processos junto ao Vigiagro

Publicado em 25/07/2024

Representantes do comitê técnico Mapa/Anvisa, coordenado pelo diretor Luiz Reis, estão acompanhando de perto os entraves encontrados pelas empresas associadas junto ao Vigiagro. Em reunião realizada no último dia 09, foram abordados assuntos como o fim do movimento dos auditores e retomada dos prazos de análise e normalidade dos vinhos.

Além disso, o comitê acompanha as dificuldades nos processos de importação de produtos de origem animal, que estão com prazos maiores do que o habitual. O coordenador Luiz Reis explicou que o comitê vem atuando intensamente nesse primeiro semestre, procurando fazer a interlocução entre as demandas dos associados e os pleitos dos órgãos.

"Fizemos várias reuniões com o intuito de reduzirmos os impactos aos nossos associados, mas também buscamos entender os problemas que o Mapa e a Anvisa estão enfrentando. É um grande desafio, pois sabemos que esses órgãos têm demandas junto ao governo federal, mas procuramos sempre amenizar os impactos às empresas importadoras”, pontuou.

Importação Anvisa

A entidade também acompanha os atrasos no deferimento de licenças de importação pela Anvisa. Com base no retorno das empresas associadas, o Sindiex se reuniu com representantes da instituição, em Brasília, para demonstrar os impactos do movimento dos auditores fiscais nas operações.

A partir do encontro, foi criado um grupo de trabalho para monitorar o movimento. O Sindiex reforça o pedido para que as empresas associadas enviem informações sobre os atrasos nas análises das licenças, incluindo processos, dados dos protocolos e prazos de liberação, para o sac@sindiex.org.br.

Comitê Mapa/Anvisa acompanha processos junto ao Vigiagro

Autor: