Portocel recebe o Giro Sindiex

Publicado em 11/07/2024

O Sindiex, buscando sempre proximidade dos associados, realizou o Giro Sindiex na sede da empresa de logística portuária Portocel, em Aracruz. O presidente, Sidemar Acosta, e os demais membros da equipe conheceram os processos e puderam saber mais sobre as novas perspectivas do terminal.

"Portocel passa por um momento importante, com o incremento de novas cargas e a expansão da atuação, tornando-se um porto multipropósito. Nossa expectativa é fortalecer o diálogo e as ações junto às principais entidades privadas e governamentais nos temas relacionados ao comércio exterior, buscando sempre as melhores práticas e soluções para o setor”, contou o coordenador Comercial e de Novos Negócios de Portocel, Júlio César Lourenço.

Júlio César Lourenço ressaltou a importância de poder contar com suporte técnico do Sindiex para as demandas apresentadas e estar em um quadro de associados rico em informações e experiências que contribuem para o aprimoramento contínuo.

"O Sindiex tem se aprimorado e se tornado cada vez mais efetivo e presente na construção de pontes que têm solucionado ou melhorado os dilemas que afetam os setores produtivos da economia capixaba, proporcionando debates amplos e transparentes com os mais diversos setores, sempre com agilidade e transparência”, afirmou o coordenador do Portocel.

Sindiex prepara visita para associados
Com o objetivo de apresentar o projeto aos principais importadores do Espírito Santo e falar sobre as perspectivas de futuro para novas operações, o Sindiex promove uma visita exclusiva para empresas associadas ao Portocel, em Aracruz, no próximo dia 13 de agosto.

As vagas são limitadas. Os interessados em participar podem enviar e-mail para sac@sindiex.org.br

Novidades do Portocel
Em sua estrutura no município de Aracruz, Portocel opera com três berços para atracação de navios e outros três para barcaças. No ano passado, cerca de 30% das rochas ornamentais exportadas pelo Espírito Santo saíram pelo terminal, que também movimenta produtos siderúrgicos.

Para fazer frente à estratégia de incrementar a movimentação de cargas gerais, recentemente a empresa reforçou sua área de armazenagem, ao incorporar 300 mil m², que ampliaram em 60% os espaços disponíveis para disposição de cargas.

Localizada em terreno aberto contíguo ao terminal, a nova área cria possibilidades para movimentação de produtos como fertilizantes, veículos, cargas de projeto, entre outros. As primeiras movimentações com veículos foram iniciadas no mês de junho.

"Estamos atentos às oportunidades de utilizar nossa excelência operacional na movimentação de cargas diversificadas. A ampliação da área operacional deixa o porto ainda mais preparado para essa missão”, afirma o gerente executivo de Operações do Portocel, Alexandre Billot Mori.

Ele acrescenta que Aracruz vem se consolidando como um hub logístico importante, atraindo negócios para a região e tendo, ainda, o diferencial de fazer parte da área de abrangência da Sudene. "Estamos cada vez mais preparados para atrair novos parceiros de negócios”, afirma.

Em junho, Portocel chegou também ao porto de Santos, em São Paulo, onde vai operar um dos terminais arrendados pela Suzano, maior produtora mundial de celulose de mercado.

"É uma configuração diferente que traz a oportunidade de levar a outro porto a expertise aperfeiçoada ao longo de quatro décadas e meia de operação com produtos florestais. Portocel vai operar o T32, terminal arrendado à Suzano em Santos, que passou por adequações de infraestrutura, como parte dos investimentos que a empresa vem promovendo para otimizar seus canais logísticos na região”, explica Alexandre Billot Mori.

Giro Sindiex
O Giro Sindiex foi criado para fortalecer a parceria com os associados e aprimorar os serviços da entidade, por meio de visitas agendadas, diálogos e compartilhamento de soluções. A empresa que tiver interesse em participar e receber a visita do Sindiex, pode solicitar pelo e-mail sac@sindiex.org.brPortocel recebe o Giro Sindiex