Mudança em Goiás abre portas para a importação de medicamentos pelo ES

Publicado em 04/07/2024

No final do ano passado, um decreto retirou alguns fármacos importados da lista de benefícios concedidos pelo Estado do Centro-Oeste. O Espírito Santo tem tudo para ser o novo destino

Goiás, por causa de uma vigorosa política de incentivos fiscais estabelecida nas últimas duas décadas, transformou-se em uma das principais portas de entradas de medicamentos e insumos de saúde importados do Brasil. A partir daí, um poderoso polo farmoquímico foi construído no entorno da cidade de Anápolis.

Um fato novo aconteceu no final do ano passado: no dia 27 de dezembro de 2023, um decreto assinado pelo governador Ronaldo Caiado retirou alguns medicamentos da lista de benefícios concedidos pelo Estado do Centro-Oeste.

É claro que o impacto já foi sentido e também é claro que os empresários já estão em busca de alternativas. Aí é que surge o Espírito Santo. As plataformas de comércio exterior, as famosas tradings, enxergam o Estado como uma boa opção para herdar parte deste fluxo.

Os motivos são: próximo dos grandes centros consumidores, benefícios fiscais estabelecidos, estrutura portuária em expansão, estrutura de armazenagem em expansão e cadeia de comércio internacional muito bem articulada.

"Enxergo ótimas possibilidades para o Espírito Santo, entre elas estão os fármacos e medicamentos. Goiás retirou parte dos benefícios e acredito que algumas cargas podem vir para o Espírito Santo. As condições estão dadas", disse Bruno Russo, sócio da Timbro Comércio Exterior, uma das grandes tradings que operam pelo Estado.

Entre janeiro e maio de 2024, o Brasil importou US$ 2,4 bilhões (R$ 13,2 bilhões) em medicamentos, inclusive veterinários.
Mudança em Goiás abre portas para a importação de medicamentos pelo ES

Compartilhe:

 

 

Visitas: 54

Fonte: ABDO FILHO / A GAZETA https://www.agazeta.com.br/colunas/abdo-filho/mudanca-em-goias-abre-portas-para-a-importacao-de-medicamentos-pelo-es-0724

http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/


Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.