Planejamento estratégico é calibrado para fortalecer o Sindiex

Publicado em 27/06/2024

Com o objetivo de fortalecer o Sindiex, tornar os processos ainda mais otimizados e garantir melhores resultados, a entidade trabalha com um planejamento estratégico que parte dos princípios organizacionais para:

- Representar os interesses dos associados;
- Garantir a competitividade do comércio exterior no Espírito Santo;
- Aumentar a relevância do Sindiex;
- Sustentabilidade financeira.

Esses objetivos principais foram desdobrados em indicadores internos e, desde o ano passado, a equipe responsável pela gestão deles participa das rotinas de reuniões da diretoria e dos comitês técnicos para acompanhar a performance.

"Passados 12 meses, iniciamos uma segunda rodada de acompanhamento, com o objetivo de olhar para a estrutura do planejamento estratégico e ver se existe alguma calibração necessária entre objetivos, indicadores e metas, além de criar uma rotina de monitoramento do desempenho desses indicadores”, explica Gabriel Martins Feitosa, da Emeg Gestão.

Neste ano de 2024, a equipe tem um olhar ainda mais focado e disciplinado para os objetivos do planejamento estratégico. "A gente enxergou uma oportunidade de melhorar o sistema de acompanhamento do planejamento estratégico. Retomamos esse trabalho para, dentro da estrutura de governança do Sindiex, ter uma pauta específica de monitoramento dos indicadores”, afirma Gabriel Feitosa.

Como primeira etapa, o planejamento foi revisitado e as adequações necessárias foram definidas. Em seguida, a equipe entra na rotina de governança para acompanhar a performance estratégica, junto a diretoria e comitês, para cumprir os objetivos estabelecidos, entre eles:

- Realizar pesquisa de satisfação com os associados e estreitar relações;
- Cumprir o plano de reuniões e eventos;
- Monitorar o saldo das demandas técnicas dos associados resolvidas, a cada seis meses;
- Atividade nas redes sociais e números de seguidores;
- Aumentar o número de associados e o percentual do PIB Comex representado;
- Ser superavitário.

O Sindiex reforça que está sempre aberto às sugestões dos associados, que podem enviar suas ideias de ações para englobar o planejamento estratégico para a equipe. Planejamento estratégico é calibrado para fortalecer o Sindiex