Duimp: Sindiex realiza treinamento para associados

Publicado em 27/06/2024

No próximo dia 4 de julho, quinta-feira, o Sindiex realiza o treinamento "Novos Conceitos de Importação – Duimp”, com Ezequias Moreira Cunha Filho, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil. O evento é exclusivo para os associados. As inscrições estão abertas, clique aqui.

Conteúdo programático:
- Portal Único – Introdução
- Novo conceito de negócio da Duimp
- Desafios da Duimp nas operações de trading companies
- Adequação ao novo processo de importação
- Atualizações das etapas do cronograma de implementação da Duimp 2024/2025

Data: 04/07
Local: Auditório Sindiex

Pedido de teste piloto com importadoras antes de outubro
O secretário da Fazenda do Estado, Benício Costa, assegurou que os sistemas da Sefaz-ES já estarão integrados com a DUIMP no mês de outubro. Em reunião realizada no dia 19 de junho, o Sindiex reforçou a necessidade de abrir testes com as empresas/tradings, antes de outubro, para realização dos ajustes necessários.

"Fizemos o pedido de teste piloto antes do prazo final, para mitigar possíveis problemas operacionais na etapa de exoneração. O cronograma está em andamento, a Duimp já é uma realidade”, afirma Sidemar Acosta, presidente do Sindiex.

De forma faseada, as operações de importação realizadas pelo sistema Siscomex LI/DI passarão a ser realizadas por meio dos módulos de Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos (LPCO) e da Declaração Única de Importação (Duimp) no Portal Único de Comércio Exterior, a partir de outubro.

Webinários
Além do treinamento específico que o Sindiex preparou para os associados, as secretarias de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda (RFB/MF) disponibilizaram na íntegra webinários sobre o novo processo de importação, para usuários do sistema Siscomex. Confira nos links:

Confederação Nacional da Indústria (CNI):

Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros):

Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior (Procomex):

Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA):

Reunião para tratar sobre os DEPOTS
Em razão das demandas dos associados referente às dificuldades na entrega de contêineres para os DEPOTS, o Sindiex, junto com as outras entidades do comitê Comex, realizaram algumas reuniões para tratar do assunto, que foi levado novamente para a reunião do comitê geral no dia 27 de junho.

Próxima reunião do Recomex-ES
A próxima reunião do Conselho Estratégico de Comércio Exterior, Atacadista, Logística e E-commerce do Espírito Santo (Recomex-ES) será no dia 2 de julho, terça-feira, para acompanhamento e desdobramentos dos planos de ação.

O Recomex-ES conta com a participação de executivos, dirigentes de entidades, advogados, Governo do Estado e parlamentares para planejar e definir estratégias para a economia capixaba, com atenção para o comércio exterior e a logística, pós 2032, ano que acabam os incentivos fiscais. Duimp: Sindiex realiza treinamento para associados