Vports investe R$ 150 milhões no crescimento do setor no ES

Publicado em 03/06/2024

Investimentos de R$ 150 milhões em obras de infraestrutura e melhorias marcam os primeiros anos de concessão da Vports, responsável pelo complexo que inclui o Porto de Vitória, Capuaba e Barra do Riacho.

As obras – que incluem revitalização do ramal ferroviário em Capuaba, reforma de armazéns, recuperação de silos e berços – serão concluídas até setembro de 2024, data do segundo aniversário da concessão do porto para a iniciativa privada.

Até o mês de maio deste ano, oito novos contratos foram fechados, além de vários recordes de movimentação registrados.

"O Sindiex está junto e apoia a Vports e os associados em qualquer interação ou melhoria que possa impactar o comércio exterior e a logística capixaba”, afirma Breno Sasso, diretor do Sindiex.

No primeiro trimestre deste ano, a movimentação de cargas superou em 20% o volume movimentado no mesmo período de 2023. No total, foram 375 mil toneladas de produtos a mais, um novo recorde para o porto, que alcançou um volume geral de 1,8 milhão de toneladas movimentadas nos três meses.

Além disso, março também foi um mês de recorde, com 792 mil toneladas movimentadas, superando todos os registros anteriores no mesmo mês.

Para o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides, os volumes recordes e o crescimento registrado no trimestre são resultado de um trabalho focado em dar mais dinamismo, celeridade e estrutura ao porto.

"O Espírito Santo tem vocação portuária, mas era latente a necessidade de investir em modernização e infraestrutura, além de tornar as relações comerciais mais ágeis e personalizadas, permitindo atender com eficiência as demandas dos clientes. E é nisso que temos apostado”, considera.

Entre os destaques, está a movimentação de veículos: no primeiro trimestre do ano passado, foram 13 mil veículos. Este ano, o número subiu para 41 mil, num aumento de 300%. Já as cargas gerais tiveram aumento de 58% em relação aos dois trimestres, totalizando este ano 158 mil toneladas movimentadas.



Obras de melhoria
Também foi iniciada a reforma da estrutura ferroviária na área interna de Capuaba. Os investimentos têm o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local: de aproximadamente 7 milhões de toneladas, em 2023, para cerca de 10 milhões de toneladas em 2028.

O trabalho prevê intervenções necessárias para acomodar a nova matriz futura de carga, com obras de adequações e retrofit nos ramais.

No primeiro momento, a nova estrutura ferroviária – que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atendendo a regiões em Minas Gerais e Goiás - será utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, com maior capacidade, eficiência e agilidade.

A fase 2 do projeto contemplará outros granéis sólidos e há ainda um estudo para que seja possível realizar captura de combustíveis sólidos até 2029.

Além da obra de revitalização dos ramais ferroviários, já foram realizadas reformas de berços, reformas dos antigos galpões do centro de Vitória, recuperação de plataformas e adequações para diversificar os tipos de carga transportadas. Outras obras são a recuperação dos armazéns/silos horizontais e o desenvolvimento de um projeto executivo de solução logística para um novo acesso rodoviário à Capuaba.

Sobre a Vports
A Vports é a única autoridade portuária privada do Brasil e administra, desde setembro de 2022, os terminais de Vitória, Vila Velha e Aracruz, com capacidade de movimentação de mais de 8 milhões de toneladas por ano, com área total de mais de 2 milhões de metros quadrados para exploração e 450 mil de capacidade estática de armazenagem. Até o fim de 2024, estão previstos R$150 milhões em investimentos. Vports investe R$ 150 milhões no crescimento do setor no ES

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