Sindiex faz aniversário e presta homenagem aos presidentes

Publicado em 03/06/2024

No dia 18 de maio, o Sindiex completou 32 anos de existência. Nas redes sociais, durante o mês, a entidade homenageou todos os presidentes que estiveram à frente da entidade até os dias atuais:



Amâncio Pícoli (1992 a 1994); Ronald Cruz Spósito (1994 a 1995); Arthur Carlos Gerhardt Santos (1995 a 1997); Evandro Coser (1997 a 2000):
Na primeira metade dos anos 1990, o Brasil vivia um contexto de mudanças políticas, globalização em evidência e economia sendo consolidada com uma nova moeda. No Espírito Santo, as importações cresceram, estimuladas pelo Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), mecanismo criado para aumentar as atividades nos portos capixabas.Em 1992, foi fundado o Sindiex, com a união de 40 empresários do comércio exterior, iniciando uma grande transformação no comércio exterior do Estado. Assim, até o começo dos anos 2000, as exportações cresceram em 73% e as importações em 240%.

Severiano Alvarenga Imperial (2000 a 2014); Marcilio Rodrigues Machado (2014 a abril de 2020):
Nos anos 2000, o Sindiex cresceu ainda mais e ampliou suas instalações físicas. Por 14 anos, Severiano Imperial presidiu o sindicato de forma a fazer o setor crescer junto com a economia brasileira. Os portos capixabas se firmaram como principal entrada e saída de diversas mercadorias. Um estado com perfil exportador de commodities, graças à presença de importantes plantas industriais, e também com fortes operadores no segmento importador.A partir de 2014, coube ao sindicato aferir maior força a assuntos técnicos, especificamente voltados às esferas públicas. O Sindiex assumiu a condição de ser o real porta-voz de centenas de associados, garantindo conquistas para todo o segmento capixaba.

Sidemar de Lima Acosta (2020 - Atual):
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19. O Sindiex se destacou pelo cuidado com os associados e a elaboração de projetos importantes para apoiá-los nesse período de desafios. A criação dos comitês técnicos, no início da gestão, trouxe mais agilidade e assertividade no atendimento das principais demandas do setor. A iniciativa cresceu, segue consolidada e foi premiada pela CNC, em 2023.

Uma das vitórias mais marcantes para as empresas que operam pelo Sistema Fundap foi a aprovação e manutenção da convalidação dos incentivos fiscais até 2032. Agora, outro marco é comemorado: olhando para o futuro, o Sindiex criou o Recomex-ES — Conselho Estratégico de Comércio Exterior, Atacadista, Logística e E-commerce doEspírito Santo, com a participação de executivos, dirigentes de entidades, advogados, Governo do Estado e parlamentares.

A missão do Recomex-ES é planejar e definir estratégias para a economia capixaba após 2032, quando acabam os incentivos fiscais, com atenção para o comércio exterior e a logística do Estado.Cada vez mais, o Sindiex investe no estreitamento da comunicação entre a entidade e as empresas associadas, contribuindo para o fortalecimento do setor.

Reunião com novo superintendente da RFB no Rio de Janeiro
Uma reunião institucional do Sindiex com o novo Superintendente da Receita Federal da 7ª Região, Claudiney Santos, está marcada para o dia 3 de junho, no Rio de janeiro. O presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, estará presente, acompanhado do diretor e membro do Comitê da RFB, Guilherme Picard, e da gerente geral do Sindiex, Minelli Ferraro.

Sindiex vai a Brasília para reunião da Cultura Exportadora
O Sindiex vai participar da primeira reunião ordinária do Comitê Nacional Para Promoção Da Cultura Exportadora (CNPCE), no próximo dia 12 de junho, em Brasília, na sede do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Na ocasião, além de deliberar sobre o plano de trabalho do comitê 2024/2025, serão apresentadas as medidas adotadas para a superação da crise no Estado do Rio Grande do Sul, entre outros temas. Sindiex faz aniversário e presta homenagem aos presidentes

Compartilhe:

 

 

Visitas: 240



http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/