Importação de carros pelo ES triplica antes de aumento de impostoPublicado em 25/04/2024 De janeiro a março de 2024, o número de veículos importados pelos portos de Vitória e Vila Velha triplicou em relação ao ano passado. Segundo a Vports , que administra os terminais nos dois municípios, 43 mil automóveis foram importados no primeiro trimestre deste ano contra 14 mil no primeiro trimestre de 2023 - um aumento de 207%.E o volume de chegada de veículos deve continuar crescendo nos portos capixabas ao longo deste semestre, como forma de as empresas escaparem da alíquota de importação , que vem sendo reajustada de forma gradual. Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, os veículos de passageiros representam 29% dos produtos importados de janeiro a março de 2024 no país. O valor movimentado saiu de US$ 259 milhões (R$ 1,3 bilhão) para US$ 865 milhões (R$ 4,5 bilhões) neste primeiro trimestre, um aumento de 234% em relação ao mesmo período de 2023. Para o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), depois de o volume de importação ter triplicado no primeiro trimestre no Estado, ainda há tendência de aumento ao longo do primeiro semestre. O aumento ocorre porque as importadoras têm antecipado as suas operações envolvendo carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in para ocorrerem no primeiro semestre de 2024, antecipando-se à elevação gradual das alíquotas de importação, estabelecidas pelo governo federal. O governo decidiu no ano passado que, a partir de janeiro deste ano, carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in comprados fora do país voltarão a ser gradualmente tributados com imposto de importação. Essa medida tem como objetivo incentivar a produção de veículos eletrificados no Brasil, de forma a atrair investimentos e contribuir para o projeto de neoindustrialização. As alíquotas variam de acordo com os níveis de eletrificação e os processos de produção de cada modelo, além da produção nacional. "Entretanto, existe a necessidade de medidas urgentes para ampliação temporária das áreas alfandegadas como uma solução viável e necessária para atender à demanda crescente. No momento, os portos secos localizados no Contorno recebem grande parte dos carros importados pelo Estado e aguardam a liberação de mais espaço, pois estão no limite da capacidade", destaca Acosta. Em geral, a movimentação de cargas na Vports superou em 27% o volume do mesmo período de 2023. No total, foram 386 mil toneladas de produtos a mais, um novo recorde para o porto, que alcançou um volume geral de 1,8 milhão de toneladas movimentadas nos três meses. Para o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides, os volumes recordes e o crescimento registrado no trimestre são resultado de um trabalho focado em dar mais dinamismo, celeridade e estrutura ao porto. "O Espírito Santo tem vocação portuária, mas era latente a necessidade de investir em modernização e infraestrutura, além de tornar as relações comerciais mais ágeis e personalizadas, permitindo atender com eficiência as demandas dos clientes. E é nisso que temos apostado", aponta. |
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Fonte: Leticia Orlandi - A GAZETA
Autor:
C
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