Mês da mulher: diretoras do Sindiex compartilham dicas e experiências no setor

Publicado em 20/03/2024

Celebrando o mês da mulher, convidamos diretoras do Sindiex para contar sobre suas trajetórias de sucesso e dar dicas para as mulheres que estão começando na carreira ou têm interesse em ingressar. Confira: 

Wendy Verjovsky, CEO na WM Trading e diretora do Sindiex
”O Dia Internacional das Mulheres é uma oportunidade de celebrar a conquista do espaço das mulheres na sociedade, na política e na economia — âmbitos ocupados majoritariamente por homens. Fazendo isso, conseguimos aumentar a consciência das próprias mulheres de que a desigualdade de gênero é um fato, mas que pode ser superada com toda a garra que nós temos. Essa superação vem do nosso próprio desejo interno de vencer e ultrapassar nossos limites, nossos desafios. Devemos, sempre, obter independência financeira e satisfação na nossa vida pessoal e profissional. Nós, mulheres, vivemos dois mundos aparentemente contrários: conciliamos o papel de mulher e mãe na família, e de líderes e gestoras no trabalho. São papéis que, incrivelmente, se complementam. No meu caso, entendo que o lado profissional comprometeu um pouco a minha disponibilidade de tempo e atenção à família. Em contrapartida, possibilitou que eu valorizasse muito mais cada momento ao lado deles. Da porta para dentro, um olhar zeloso, cuidadoso e tenro. Da porta para fora, foi e ainda é necessário ter muita firmeza nas cobranças, força para as decisões e garra nos nossos objetivos. É o equilíbrio de duas naturezas que nós, mulheres, conseguimos personificar todos os dias.” 





Angela Takla De Biase Nogueira, diretora da Autoglass e diretora do Sindiex
"A jornada pela conquista dos direitos das mulheres sempre foi marcada por muitas lutas, principalmente quando falamos do mercado de trabalho no comércio exterior, um setor tradicionalmente masculino. Como todo mercado em ascensão, é sempre desafiador, principalmente para as mulheres, mas também é cheio de oportunidades! Algumas dicas valiosas para as iniciantes: manter-se atualizada sobre as políticas e legislações internacionais; ser transparente nas relações com clientes; fechar boas parcerias com fornecedores, despachantes e, principalmente, se manter associada ao sindicato de classe da categoria, um canal de networking muito valioso.” 





Valeska Santos Sily Vasconcellos, gerente comercial da Soimpex e diretora do Sindiex
"Minha paixão pelo comércio exterior começou cedo. Desde pequena, sempre quis viajar o mundo, aprender línguas diferentes e conhecer novas culturas. Nascida e criada em Vitória, me formei em inglês e comércio exterior, construí minha carreira profissional ao longo dos anos, com experiência em diversos cargos e empresas na área, crescendo na profissão e me aperfeiçoando. O setor de comércio exterior é apaixonante, principalmente para quem não gosta de rotina. O grande reconhecimento pela minha dedicação ao comercio exterior veio com o convite do Sindiex para fazer parte do quadro de diretores. Estou no segundo mandato e, hoje, componho o comitê de Logística, atuando para busca constante de melhoria de infraestrutura em todos os modais logísticos com objetivo de trazer competitividade para o ES.  Quando ingressei, praticamente não tinha mulher na diretoria. Em alguns setores relacionados a logística e comex praticamente não tinha mulheres nem nos cargos de serviço braçal, nem nos cargos mais altos nas corporações. Os motivos são muitos, mas seja por questões culturais ou físicas, estamos quebrando barreiras e paradigmas, mostramos que podemos fazer mais e melhor. Para ter sucesso nesse mercado é muito importante trabalhar com o que gosta, estar em constante aprendizagem e se basear sempre em bons valores, ética e respeito com a sustentabilidade.” 





Elisa Vilella Medeiros, gerente na Quimetal e diretora do Sindiex
"Eu vim do Rio de Janeiro, trabalhei 11 anos na área de compras internacionais e fui convidada pelo diretor da Quimetal para montar e gerenciar uma área de importação em Vitória, para o Brasil inteiro. Fiz pós-graduação em Comércio Exterior, onde sigo atuando. Para ter sucesso na área é muito importante gostar de desafios, estudar, aperfeiçoar, se atualizar sempre, investir em uma boa educação. Também é fundamental aprender novos idiomas, acompanhar as mudanças na legislação e saber lidar com as pessoas.” 

Mês da mulher: diretoras do Sindiex compartilham dicas e experiências no setor

Compartilhe:

 

 

Visitas: 236



http://sindiex.org.br/ http://sindiex.org.br/