Marcílio Machado compartilha ensinamentos de Peter F. Drucker, em novo livroPublicado em 06/03/2024 O livro ‘Desvendando o sucesso empresarial’ será lançado no dia 26 de março, em Vitória, na Livraria Leitura do Shopping VitóriaMarcilio Machado, fundador e presidente da Famex Comercial Importadora e Exportadora Ltda desde 1992, compartilha em seu novo livro ideias valiosas que moldaram sua carreira e seu sucesso empresarial, a partir das lições aprendidas em sala de aula com o mestre Peter F. Drucker, renomado teórico da Administração e consultor de negócios austríaco-americano. Empresário, professor e escritor, Marcilio tem vasta experiência em engenharia e comércio exterior. Foi presidente do Sindiex (2014-2020) e membro do Conselho Administrativo da AEB. Atualmente, Marcilio integra o Conselho de Comércio Exterior da CNC. O livro Desvendando o sucesso empresarial - Lições da sala de aula de Peter F. Drucker será lançado em formato presencial no dia 21 de março, em São Paulo, e no dia 26 de março, em Vitória. Qual é o conceito de sucesso que o livro traz? O conceito se baseia nas lições que aprendi com Drucker: sucesso é ter estabelecido uma empresa que mantém uma presença sólida no mercado por mais de 30 anos, dedicada a identificar constantemente oportunidades e aprimorar-se para oferecer aos clientes acesso aos melhores produtos internacionais com os custos de nacionalização mais competitivos possíveis. O que motivou você a escrever este livro? É meu terceiro livro, mas há muitos anos pensava em escrevê-lo. Passei dois anos convivendo com Peter, na Califórnia, anotava quase tudo que ele falava e discutia na sala de aula e colocava isso em prática no dia a dia da empresa que fundei em 1992. A maioria das citações deste livro não são encontradas nem nas obras do próprio Peter, pois são anotações de sala de aula. Da mesma forma que esses conhecimentos foram importantes para minha empresa em todos esses anos, acredito que podem ajudar outras pessoas. O conhecimento é um tesouro que não deve ficar escondido, mas ser compartilhado. O motivo principal é incentivar as pessoas a serem empreendedoras, a se envolverem em inovação, isso era muito discutido na sala de aula. É importante que as novas gerações do Brasil tenham garra, força e coragem de iniciar um novo negócio, procurando oferecer serviços e produtos que possam auxiliar no dia a dia das pessoas. Como foi conviver com Peter F. Drucker e que importância os ensinamentos dele tiveram na sua carreira? Tive a oportunidade de conviver e aprender diretamente com o pai da administração moderna. As ideias dele são atemporais. Ele era muito pragmático e objetivo, ressaltava a importância do conhecimento, de ser consciente do seu trabalho, da dinâmica, de saber do que se trata e do que está acontecendo. Na sociedade do século XXI, existe um fator de produção muito mais importante que terra, capital e trabalho. Vivemos na sociedade do conhecimento. O conhecimento, hoje, é o fator de produção mais importante na hora de começar um negócio, mais até que o dinheiro. Peter dizia que "o valor do serviço passado é zero”, ou seja, o cliente não quer saber o que você fez pra ele ontem ou no ano passado, só quer saber o que você vai fazer por ele amanhã. Temos sempre que procurar antecipar as necessidades do mercado, dos clientes e as oportunidades, saber buscar oportunidades. Como o livro pode ajudar os empresários do comércio exterior? O livro não fala especificamente de comercio exterior, mas de assuntos de interesse de empresários, como inovação e empreendedorismo, liderança de mercado, lições sobre clientes, lições sobre como administrar pessoas no trabalho, a importância da autogestão ou desenvolvimento pessoal, processos de tomada de decisões, e estratégia das empresas. No setor comex, é muito importante cultivar relacionamentos de qualidade com clientes, autoridades regulatórias e todos os envolvidos no comércio exterior, incluindo despachantes aduaneiros, agentes de carga internacional, transportadores, seguradoras, fornecedores de tecnologia, armadores e operadores logísticos. Também é crucial ter um compromisso contínuo com o desenvolvimento humano, através da contratação, treinamento e capacitação de colaboradores, bem como reconhecer a responsabilidade social da empresa dentro da comunidade em que está inserida. Ficha técnica Título: Desvendando o sucesso empresarial Subtítulo: Lições da sala de aula de Peter F. Drucker Autor: Marcilio R. Machado Editora: Saint Paul Editora Edição: 1ª Ano: 2024 Número de páginas: 258 ISBN (livro físico): 978-65-86407-60-0 ISBN (ebook): 978-65-86407-61-7 Preço livro físico: R$ 149,00 Preço e-book: R$ 49,90 |
|||
| |||
| |||
Visitas: 559
Autor:
C
C2 Press