Economista Ricardo Amorim projeta crescimento no comércio exterior do Brasil
Publicado em 04/09/2023 Ricardo Amorim, eleito o economista mais influente do Brasil pela Forbes, palestrou sobre "Sustentabilidade e competitividade no comércio exterior capixaba e brasileiro” durante a comemoração dos 31 anos do Sindiex. Na análise dele, o comércio exterior capixaba e brasileiro vai crescer nos próximos anos.
Segundo o economista, o PIB brasileiro registrou alta pelo terceiro ano consecutivo e tem sido bem-visto como fonte segura de produção, importação e exportação. "O Brasil está crescendo mais do que as expectativas. O comércio exterior vai crescer, porque o mundo quer (demanda) o que o Brasil sabe fazer bem, principalmente no Agro”, afirma Amorim. Ele explica que, após a guerra entre Rússia e Ucrânia, além dos demais conflitos recentes na Ásia e no Oriente Médio, a ameaça se tornou um fator de risco a ser observado. Grandes países líderes de produção, localizados em áreas de conflito, sentiram o impacto econômico gerado nos últimos anos.
O Brasil tem enorme vantagem competitiva nesse sentido, por ser um país emergente de grande extensão territorial e capacidade de produção, sem ameaça de entraves por conflitos armados. Isso tem atraído a atenção dos investidores.
A reforma tributária, que está em discussão no Senado, é parte determinante dos resultados positivos e/ou negativos dos próximos anos, ressalta o economista.
"A reforma tributária tem grande mérito de, pelo menos a longo prazo, simplificar e reduzir tributação em cadeia, tornar a economia mais competitiva e mais forte e, consequentemente, um comércio exterior mais forte”, disse Amorim.
Entretanto, ele chama a atenção para os impactos negativos que a reforma pode gerar, estancando as vantagens que o mundo vê no Brasil neste momento.
"Da forma como está, a reforma vai reduzir a tributação da indústria, mas vai criar mais impostos para os setores de serviços e agro”, explica. Para evitar esses prejuízos, o texto precisa ser trabalhado e melhorado, segundo Amorim.
A atuação do Sindiex se mostra cada vez mais relevante, no diálogo e na articulação com o setor público, em busca de soluções para os principais entraves que o comércio internacional enfrenta diariamente, para garantir avanços para o Espírito Santo e o país como um todo.
Economista Ricardo Amorim projeta crescimento no comércio exterior do Brasil
|